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Redes Sociais

Anteriormente vimos a importância da colaboração e da troca de conhecimento para a inovação. Neste sentido, cabe apresentar e definir outras percepções sobre as Redes, portanto, vamos falar sobre Redes Sociais. Estas constituem uma das principais estratégias utilizadas pela sociedade para o compartilhamento da informação e do conhecimento, mediante as relações entre atores que as integram. 

As redes sociais, segundo Marteleto (2001), representam “um conjunto de participantes autônomos, unindo idéias e recursos em torno de valores e interesses compartilhados”. Castells (1999), as define como “um conjunto de nós interconectados. Nó é o ponto no qual uma curva se entrecorta. Concretamente, o que um nó é depende do tipo de redes concretas de que falamos”.

Nestas redes, cada indivíduo tem sua função e identidade cultural. A sua relação com outros indivíduos é o que vai constituir e representar a rede. De acordo com a temática da organização da rede, é possível a formação de configurações diferenciadas e mutantes.

As redes sociais cada vez mais fazem parte da nossa sociedade e ocupam um lugar de destaque crescente nas organizações. 

Assista ao vídeo "Redes como Instrumento de Inovação" para compreender melhor este conceito.


  •   Tomaél (2005) , aborda as relações entre informação, conhecimento, aprendizagem organizacional e inovação, assim como o entorno em que as redes sociais se realizam. Essas relações constituem o foco das ligações que se estabelecem nas redes. A interação entre os atores promove o compartilhamento da informação e do conhecimento, fomentando o desenvolvimento de inovações. Clique aqui para ler o texto “Das redes sociais à inovação”.

É o processo de descobrir os princípios tecnológicos e o funcionamento de um dispositivo, objeto ou sistema, através da análise de sua estrutura, função e operação.