De acordo com o Protocolo de Manejo Clínico do Coronavírus (COVID-19) na Atenção Primária à Saúde (versão 9), os sinais e sintomas da COVID-19 são típicos da Síndrome Gripal e da COVID-19.
- Febre (>=37,8ºC);
- Tosse;
- Dispneia;
- Mialgia e fadiga;
- Sintomas respiratórios superiores; e
- Sintomas gastrointestinais, como diarreia (mais raros).
- Perda de olfato (típico da COVID-19)
- Alteração do paladar (típico da COVID-19)
Material complementar
Leia o protocolo elaborado pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) - Brasília - DF Maio de 2020.
O Informe técnico nº 07 da SESAI, detalha que a confirmação da COVID-19 pode ser por diversos critérios, ampliando a identificação de casos:
- LABORATORIAL: caso suspeito com resultado detectável em RT-qPCR em tempo real, pelo protocolo Charité/Berlim, OU positivo para teste rápido.
- CLÍNICO: Caso de SG ou SRAG associado a anosmia (disfunção olfativo) OU ageusia (disfunção gustatória) aguda sem outra causa pregressa.
- CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICO: caso suspeito com histórico de contato próximo ou domiciliar com caso confirmado laboratorialmente para COVID-19, nos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais e sintomas, que apresente SG ou SRAG, e para o qual não foi possível realizar a investigação laboratorial específica.
- CLÍNICO-IMAGEM: caso de SG ou SRAG que não foi possível confirmar por critério laboratorial E que apresente pelo menos uma (1) das seguintes alterações tomográficas:
- OPACIDADE EM VIDRO FOSCO periférico, bilateral, com ou sem consolidação ou linhas intralobulares visíveis (“pavimentação”), OU
- OPACIDADE EM VIDRO FOSCO multifocal de morfologia arredondada com ou sem consolidação ou linhas intralobulares visíveis (“pavimentação”), OU
- SINAL DO HALO REVERSO ou outros achados de pneumonia em organização (observados posteriormente na doença).