Módulo 1: Introdução ao novo coronavírus
COVID-19
Manejo da infecção causada pelo novo coronavírus
Aula 3
O que fazer se você estiver doente?
Chegamos à última aula do Módulo 1!
Sabemos que é uma grande preocupação entender exatamente o que se deve fazer mediante a apresentação dos sinais e sintomas da COVID-19. Nesse sentido, preparamos esta aula com as principais orientações a serem seguidas, no caso de sintomas.
Ao final, você vai ser capaz de:
- Conhecer os locais onde procurar ajuda;
- Aplicar as medidas de isolamento;
- Compreender o tratamento sintomático.
Lembramos, mais uma vez, que as orientações e procedimentos em relação ao coronavírus estão em constante mudança. Para se manter atualizado, consulte sempre os links e os materiais de apoio indicados neste curso.
Identificar os sinais e sintomas
Como os sintomas da COVID-19 são bastante parecidos com os da gripe, os casos devem ser avaliados individualmente. Com o aumento de casos suspeitos, muitos diagnósticos serão feitos apenas com exame clínico.
Na tabela abaixo é possível conhecer os sinais e sintomas que diferenciam um resfriado ou gripe dos sintomas da COVID-19.

Esses são sintomas de referência, podendo estar ou não presentes. É sempre importante considerar a avaliação da equipe de saúde. A presença de quaisquer desses sintomas, isolados ou associados, justificam a suspeita e a investigação para COVID-19, principalmente no contexto atual de altos números de casos.
Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes aos de um resfriado. Podem causar, também, infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.
Vamos relembrar os sintomas comuns ocasionados pela COVID-19?
- Febre (>37,8ºC);
- Tosse;
- Dispneia (falta de ar);
- Mialgia e fadiga;
Como os sintomas da COVID-19 são bastante parecidos com os da gripe, os casos devem ser avaliados individualmente. Com o aumento de casos suspeitos, a disponibilidade de testes laboratoriais para a confirmação da doença pode ser insuficiente, e muitos diagnósticos poderão ser feitos a partir de critérios clínicos e epidemiológicos.
Os profissionais de saúde, que estão sob alto risco e não podem deixar de atender os pacientes, devem ser testados em caso de sintomas.
A maioria dos casos de COVID-19 são assintomáticos ou apresentam sintomas leves a moderados. A orientação é que todos os pacientes com suspeita de infecção pelo SARS-CoV-2 busquem atendimento. O médico irá avaliar o paciente e verificar a melhor conduta a ser tomada. A maioria dos casos pode ser tratada em casa.
Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde, 81% dos infectados pelo novo coronavírus têm sintomas leves da doença, como tosse e coriza; 14% apresentam sintomas graves e 5% evoluem para um quadro crítico, que pode levar à morte.
A COVID-19 exige maior atenção para os grupos de risco, como idosos, pessoas com doenças respiratórias, imunossuprimidos, pessoas com diabetes, cardiopatias e hipertensão, gestantes e mulheres com até 45 dias de pós-parto.
Pessoas do grupo de risco e/ou que apresentem sintomas mais intensos, como dificuldade para respirar, febre alta e mal-estar devem procurar imediatamente a unidade de atendimento em saúde mais próxima.
Conheça aqui alguns canais de atendimento que podem orientar suas dúvidas:
- Para esclarecer dúvidas, ligue no número 136, do Ministério da Saúde;
- Procure o site da Secretaria de Saúde da sua cidade para informações sobre onde buscar atendimento. Normalmente será a Unidade Básica de Saúde mais próxima de você.
Saiba mais:
Saiba mais detalhes em: Tem dúvidas sobre o coronavírus? O Ministério da Saúde de responde!
Saiba como deve ser o isolamento domiciliar de casos confirmados de coronavírus:
Saiba mais:
Tratamento
Apesar da ocorrência de pesquisas e polêmicas sobre o possível uso de determinados medicamentos disponíveis, ainda não foi confirmado nenhum medicamento para tratar a doença. Por isso, o tratamento é padronizado e válido para qualquer “Síndrome Gripal”. Aprofundaremos o tratamento de casos mais graves nos módulos a seguir.
Combatendo fake news
Chegamos ao fim da aula
Você terminou a Aula 3 do Módulo 1 do curso COVID-19
Parabéns! Você chegou ao final do módulo e agora será capaz de dar as primeiras orientações para quem suspeita estar com a doença.
O próximo módulo é voltado para profissionais de saúde que atuam no atendimento nas Unidades Básicas de Saúde para a COVID-19.