A Corregedoria Geral do Ministério da Saúde, criada em 2014, possui competência em todo o território nacional, apurando as denúncias relativas aos princípios constitucionais do SUS. Em 2018, foi lançado o Sistema de Procedimento Administrativo Disciplinar (SISPAD), gerenciando os processos correcionais e monitorando os prazos e o histórico de procedimentos disciplinares. Nesse âmbito, realiza a análise técnica das denúncias, disponibiliza apoio logístico-técnico para Comissões Disciplinares e Sindicais, além de dialogar com as Unidades Federais e a Corregedoria-Geral. Os Estados e Municípios possuem as suas respectivas corregedorias vinculadas às Secretarias de Saúde e disponibilizam canais de comunicação. Os funcionários públicos, em geral, conhecem as corregedorias e sabem acessá-las; desse modo, trabalhadores(as) da área de saúde podem acessá-las para denunciar casos de discriminação de usuários nos serviços.
Módulo 5 | Aula 1 Normas e legislações vigentes relacionadas ao enfrentamento do estigma, da discriminação e das legislações discriminatórias
Corregedorias e ouvidorias
O que fazer quando o atendimento não aocrre de forma humanizada?
No Brasil existem outros canais de denúncias relativas à discriminação que podem ser utilizados, quais sejam: as Corregedorias e as Ouvidorias (Federal, Estaduais ou Municipais). Clique nas setas e conheça um pouco mais sobre esses canais.
Quer conhecer esses e outros canais de denúncia? Acesse:
- Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação – Fala.BR.
- Acessar página
- Lista de Ouvidorias Estaduais do SUS.
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- Guia de Orientações Básicas para Ouvidorias do SUS.
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- E para saber mais, acesse os Cursos de Capacitação para Ouvidorias – gerais, para profissionais e para cidadãos.
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