Módulo 5 | Aula 1 Normas e legislações vigentes relacionadas ao enfrentamento do estigma, da discriminação e das legislações discriminatórias

Tópico 3

Corregedorias e ouvidorias

O que fazer quando o atendimento não aocrre de forma humanizada?

No Brasil existem outros canais de denúncias relativas à discriminação que podem ser utilizados, quais sejam: as Corregedorias e as Ouvidorias (Federal, Estaduais ou Municipais). Clique nas setas e conheça um pouco mais sobre esses canais.

Print de uma tela do site da Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação, da Controladoria Geral da União. Há um cabeçalho azul com o título Fala.BR - Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação e alternativas para acessibilidade de alto contraste e VLibras, o menu para navegação e as abas clicáveis: Início, Cadastre-se, Órgãos, Download de Dados LAI, Ouvidorias.gov, Ajuda, Entrar, Cadastrar. Abaixo há o título da tela de navegação “O que você deseja fazer?” com 7 opções representadas em diferentes cards, de diferentes cores: Acesso à informação (verde); Denúncia (vermelho); Elogio (rosa); Reclamação (laranja); Simplifique (azul); Solicitação (verde); Sugestão (amarelo). Há ainda os itens clicáveis para consultar a sua manifestação e para perguntas frequentes. Ao final do print, no canto inferior à direita, a opção para voltar ao topo da tela.
Saiba mais...

Quer conhecer esses e outros canais de denúncia? Acesse:

  • Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação – Fala.BR.
  • Acessar página
  • Guia de Orientações Básicas para Ouvidorias do SUS.
  • Ler o texto
  • E para saber mais, acesse os Cursos de Capacitação para Ouvidorias – gerais, para profissionais e para cidadãos.
  • Acessar página