Módulo 3 | Aula 1 Redes de atenção à saúde, doenças crônicas e autocuidado
Introdução
Para oferecer práticas de saúde que o paciente necessita no Sistema Único de Saúde (SUS), é importante que as diversas ações e serviços de saúde que compõem o sistema estejam organizados e integrados entre si. Isso promove um cuidado contínuo que atende às necessidades de saúde dos usuários.
É relevante destacar que essas necessidades de saúde envolvem práticas de promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação. Deve-se garantir uma articulação entre os serviços de saúde para atender e acompanhar o paciente de forma contínua, com práticas de saúde seguras e oportunas. Para alcançar isso, é fundamental organizar e aperfeiçoar o funcionamento do sistema de saúde, estruturando e integrando os serviços em diferentes níveis de atenção.
Dessa forma, com o objetivo de organizar o funcionamento do SUS, o Ministério da Saúde estabeleceu diretrizes para a organização da Rede de Atenção à Saúde (RAS) por meio da portaria nº 4.279, de 30 de dezembro de 2010. O propósito dessa organização em rede é promover a integração sistêmica das ações e serviços de saúde de forma contínua, com qualidade, responsabilidade e humanização, melhorando o desempenho do SUS e a situação de saúde da população assistida.
Objetivos
Ao final desta aula, esperamos que você seja capaz de:
- Compreender o que são Redes de Atenção à Saúde (RAS).
- Apresentar a conformação da Rede de Atenção para doenças crônicas proposta pelo SUS.
- Saber da importância do cuidado longitudinal para tratamento do diabetes mellitus.
- Ter conhecimentos sobre o autocuidado no tratamento do diabetes mellitus.
Pronto(a) para aprender?
Bons estudos!