Módulo 5 | Aula 3 Relacionamentos e qualidade de vida
Atividades
Parabéns! Você chegou ao final do quinto e último módulo do nosso curso. Foi uma longa caminhada até aqui, mas o caminho a ser percorrido é ainda muito maior. O aprendizado em Autocuidado em Saúde e Literacia para a Saúde deve ser algo constante na vida dos profissionais da saúde e usuários.
Antes de finalizar, vamos para mais um estudo de caso, afinal, o Café com Saúde foi um sucesso!
Considerando os temas abordados no Módulo 5, responda aos quesitos a seguir:
1. O modo como um indivíduo adota ações de autocuidado reflete na vida pessoal, na comunidade e na sua atuação profissional, pois confere maior autonomia e empoderamento. Entre as opções a seguir, assinale aquela que NÃO representa uma ação de autocuidado no âmbito pessoal:
- Realizar atividade física, seguindo a recomendação de 150 minutos semanais de atividades de intensidade moderada para adultos, pois este hábito proporciona saúde ao indivíduo.
- Evitar expor-se ao sol em excesso, pois há o risco de desenvolvimento de doenças de pele, comprometendo a saúde.
- Criar momentos dedicados ao preparo de seu próprio alimento, sempre que possível, pois esta prática favorece a saúde e bem-estar.
- Dar preferência por alimentos processados e evitar o consumo de alimentos in natura pelo risco de se contrair doenças.
A alimentação adequada é de grande importância para a saúde dos indivíduos. Recomenda-se que se aumente o consumo de fibras, através da ingestão de alimentos in natura, como frutas, legumes e verduras, e alimentos minimamente processados, dando preferência a alimentos integrais, e que se evite o consumo de ultraprocessados, como os enlatados, embutidos etc., pois esses aumentam o risco de doenças.
Essa é uma opção válida. A única incorreta, entre as alternativas, é aquela que orienta ao consumo de alimentos processados, no lugar dos alimentos in natura, como frutas, legumes e verduras, pelo risco de se contrair doenças.
2. Algumas competências e atividades (resiliência, comunicação, sono, repouso etc.) são essenciais para que as pessoas consigam, a partir do acesso às informações, compreendê-las, efetuar reflexões e tomar as melhores decisões em prol de sua saúde e bem-estar. Nesse sentido, marque a opção que melhor exemplifica a importância destas competências e atividades para o autocuidado dos profissionais de saúde:
- Dedicar tempo para sono desde que sejam priorizadas as atividades domésticas e de trabalho, deixando o repouso para o tempo que restar.
- Evitar enfrentar as situações desafiantes no trabalho, pois estas dificuldades desequilibram emocionalmente o profissional e, portanto, são prejudiciais ao autocuidado.
- Estabelecer, com colegas, usuários e demais pessoas do convívio, uma comunicação em saúde com linguagem científica, que traga as informações que se pretende transferir, sem dialogar, para não dificultar a compreensão das regras a serem seguidas e garantir o bem-estar de todos.
- Refletir continuamente e criticamente sobre os próprios hábitos, pois assim as dificuldades são percebidas como oportunidades para aprendizagem e adaptação, estimulando a resiliência e a confiança no enfrentamento das adversidades e desafios.
Competências e atividades geradoras de autocuidado, quando acessadas pelos profissionais de saúde, contribuem para a autogestão desse cuidado nos ambientes intra e extra trabalho. Neste sentido, assim como o sono, o descanso deve ser um compromisso de autocuidado e, portanto, não deve ser negligenciado para se/quando sobrar tempo, pois a ausência de momentos para pausa ou lazer compromete a saúde física e mental, o desempenho e o bem-estar. Adicionalmente, compreende-se que um profissional resiliente consegue recuperar ou se manter emocionalmente equilibrado, apesar dos desafios da vida pessoal e profissional, pois percebe as dificuldades como oportunidades para aprendizagem ou adaptação. Além disso, a comunicação pautada na linguagem acessível, escuta, diálogo e respeito entre colegas da equipe, usuários do serviço e familiares contribui para que ocorram relações interpessoais saudáveis e para o fortalecimento de vínculos.
Essa não é a opção correta. Os profissionais de saúde devem refletir continuamente e criticamente sobre os próprios hábitos, pois assim as dificuldades são percebidas como oportunidades para aprendizagem e adaptação.
3. Realizar práticas de autocuidado é uma estratégia importante que os profissionais de saúde podem e devem adotar para si, a fim de melhorar a saúde e, como exemplo, para orientar e estimular o engajamento dos usuários da APS em comportamentos de estilo de vida saudável. No entanto, grande parte desses profissionais não se engaja em comportamentos de estilo de vida saudável em sua vida cotidiana. Assinale a afirmativa que NÃO condiz com boas práticas de autocuidado em saúde que podem ser adotadas pelos profissionais de saúde:
- Manter redes de apoio dentro e fora do local de trabalho, pois funcionam como estratégias valiosas de autocuidado para melhorar a qualidade de vida.
- Dedicar momentos para práticas de relaxamento ou meditação, pois este cuidado pode trazer como resultados maior bem-estar, autorrealização e redução da ansiedade.
- Integrar à vida cotidiana atividades de hobby e lazer, pois melhoram a qualidade de vida e protegem contra doenças relacionadas ao trabalho, especialmente o Burnout.
- Afastar-se dos problemas familiares, pois as relações familiares representam um importante obstáculo à saúde e ao autocuidado.
A realização de ações de autocuidado perpassa pela reflexão sobre o quanto os profissionais de saúde conseguem praticar os conhecimentos que possuem sobre saúde para cuidar de si. Adotar boas práticas, portanto, enseja que esses profissionais percebam quais contextos precisam modificar em suas vidas, acessem os melhores recursos ou estratégias e, após isso, iniciem as mudanças. A existência de redes de apoio (familiares, sociais, bem como no espaço de trabalho) e a organização do tempo para o exercício de hobby e lazer também são práticas eficazes de autocuidado, podendo ser realizadas pelos profissionais de saúde, assim como pelos usuários.
Essa é uma opção válida. A ação que não representa boas práticas de autocuidado dos profissionais de saúde.
Avaliação & Certificação
Esse curso tem certificação pelo Campus Virtual Fiocruz. Para receber o certificado, é preciso:
- Estar matriculado no curso Campus Virtual Fiocruz
- Fazer a avaliação final e obter um aproveitamento de 70%.
Se você já está matriculado,
vá direto para avaliação:
Se não tem matrícula,
acesse aqui: