Módulo 5 | Aula 3 Relacionamentos e qualidade de vida

Introdução

Fotografia de mulheres sorrindo em um piquenique.
Fonte: Fiocruz

Nesta aula, veremos que a reorientação dos serviços de saúde na direção da promoção da saúde, além do provimento de serviços assistenciais, visa a superação do modelo centrado na doença como fenômeno individual e na assistência médica curativa. Direciona as ações para transformações profundas na organização e financiamento dos sistemas e serviços de saúde, assim como nas práticas e na formação dos profissionais, visando à promoção da saúde, tendo como protagonista o próprio usuário do serviço de saúde.

Objetivos

Ao final desta aula, esperamos que você seja capaz de:

  • Reconhecer a relevância das mudanças do modo de vida para a promoção da saúde.
  • Identificar os impactos que a família, espiritualidade, vida social, criatividade, hobby e lazer possuem na sua saúde, da equipe e dos usuários.
Para escutar...

Antes de iniciar, aceite o nosso convite para ouvir o podcast com uma breve reflexão dos temas que serão abordados nessa aula.

Olá, tudo bem?

Nesta aula você vai refletir um pouco sobre a importância da satisfação das necessidades primárias e secundárias que temos e que dependem da interação do comportamento individual e social.

A família é, sem dúvida, o nosso primeiro contato com a socialização. É um espaço de busca e estratégias de sobrevivência e, também, um local para a prática da cidadania.

A família tem papel importante na promoção do cuidado e autocuidado e você vai conhecer alguns instrumentos de trabalho que podem auxiliar a equipe de saúde no suporte necessário dos usuários e seus familiares.

A espiritualidade e religiosidade também são fatores que podem influenciar a qualidade de vida. Nos espaços de trabalho com a saúde dificilmente pensamos que a origem do problema pode estar relacionada a isso. Já pensou sobre esta dimensão em seu trabalho?

As atividades ligadas ao lazer também não são usualmente avaliadas e observadas como importantes para a qualidade de vida, o mesmo acontece com a criatividade e a existência de um hobby.

Quantas dimensões envolvem a qualidade de vida! Pense nisto e venha refletir um pouco mais sobre os relacionamentos e qualidade de vida.

Siga em frente e bons estudos!