Módulo 1 | Aula 3 Literacia para a Saúde: concepção e perspectivas para promover saúde

Tópico 6

Atividades

Olá, você chegou ao final do primeiro módulo. Está apenas no começo do caminho, mas certamente já aprendeu muito até aqui. Antes de seguir em frente, te convido a pensar num caso que, apesar de fictício, poderia acontecer na sua cidade, na APS.

O que você faria? Leia o caso e reflita sobre sua atuação.

Considerando os temas abordados no Módulo 1, responda aos quesitos a seguir:

1. As ações de saúde, quando pautadas pelo enfoque da salutogênese, partem da consideração de que o indivíduo seja capaz de adaptar-se às adversidades da vida e buscar meios para resolvê-las. Assim, as ações efetivas de saúde ocorrem quando o indivíduo consegue perceber e executar maneiras de enfrentar seus problemas (senso de coerência) com os recursos que ele mesmo detém e passa a utilizar (níveis generalizados de resistência), melhorando sua saúde e qualidade de vida. Pelo enfoque salutogênico, os profissionais de saúde conseguem desenvolver ações de saúde eficazes quando despertam o senso de coerência e os níveis de resistência das pessoas para o autocuidado em saúde.

Considerando as ações de saúde listadas a seguir, reflita sobre qual delas melhor representa o paradigma salutogênico e assinale a opção que poderia ser inserida no planejamento da UBS Independência como ação de saúde:

  • Avisos divulgados com carro de som chamando os pais a levarem suas crianças menores de cinco anos à unidade de saúde durante a campanha nacional de vacinação contra sarampo e influenza.
  • Atividades educativas em sala de espera sobre a importância da realização dos exames de mamografia e ultrassonografia mamária na detecção precoce do câncer de mama.
  • Entrevistas concedidas à rádio comunitária sobre atitudes que as pessoas com doença crônica podem adotar no dia a dia para enfrentá-la e melhorar a qualidade de vida.
  • Aferição de pressão arterial e glicemia capilar na praça do bairro, para identificação de possíveis pessoas com diabetes ou hipertensão arterial sistêmica.

2. A PNPS (BRASIL, 2014) reúne um conjunto de estratégias e ações a serem incorporadas ao cotidiano dos profissionais de saúde da APS mediante a abordagem de temas específicos, denominados prioritários. Esses temas constituem mecanismos para aumentar os níveis de Literacia para a Saúde, tanto de profissionais quanto da população adscrita ao território. Com base nessas considerações, visando auxiliar os profissionais da UBS Independência a elaborarem suas prioridades em ações de Promoção da Saúde, assinale a afirmativa que exemplifica apenas temas prioritários da PNPS:

  • Formação/educação permanente em saúde e práticas corporais/atividade física.
  • Alimentação saudável e adequada e vacinação por grupos.
  • Enfrentamento do uso do tabaco e controle das doenças cardiovasculares.
  • Promoção do desenvolvimento sustentável e do uso racional de medicamentos.

3. A Literacia para a Saúde (LS) pode ser compreendida como o conjunto de competências cognitivas e sociais que determinam a motivação e aptidões individuais, que permitem o acesso, a compreensão e utilização da informação de forma a promover e manter uma boa saúde (OMS, 1998). Assinale a ação de saúde realizada pelo profissional de saúde que visa possibilitar, simultaneamente, o acesso, a compreensão e a utilização da informação pelas pessoas:

  • Entrega de folder explicativo na sala de espera da UBS sobre cuidados com a saúde mental.
  • Realização de um café da manhã na UBS para estimular a reflexão e debate sobre o consumo de alimentos saudáveis.
  • Criação de farmácia viva na UBS para produção de insumos para tratar problemas de saúde da comunidade.
  • Realização da palestra na UBS sobre como ocorre a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

4. Ainda sobre a Literacia para a Saúde, entende-se que esta pode influenciar positivamente no estado de saúde de pessoas e comunidades, pois considera-se que níveis aumentados de LS contribuem para a ampliação da capacidade de autonomia e empoderamento dos indivíduos para tomarem suas próprias decisões, sendo elemento importante para favorecer o Autocuidado em saúde. Com base nesse entendimento, assinale a opção cuja ação de saúde NÃO possibilita necessariamente a autonomia e o empoderamento do indivíduo:

  • Criação de horta na UBS para cultivo e uso de plantas medicinais para tratamento de doenças.
  • Participação em atividade de grupo com pessoas com diabetes insulinodependentes sobre como aplicar corretamente a insulina.
  • Ação educativa de grupo de idosos para orientação sobre uso de medicamentos e tratamento da hipertensão.
  • Realização de roda de conversa na escola sobre a saúde da visão, com participação de estudantes, famílias e professores.