Módulo 1 | Aula 3 Literacia para a Saúde: concepção e perspectivas para promover saúde
Atividades
Olá, você chegou ao final do primeiro módulo. Está apenas no começo do caminho, mas certamente já aprendeu muito até aqui. Antes de seguir em frente, te convido a pensar num caso que, apesar de fictício, poderia acontecer na sua cidade, na APS.
O que você faria? Leia o caso e reflita sobre sua atuação.
Considerando os temas abordados no Módulo 1, responda aos quesitos a seguir:
1. As ações de saúde, quando pautadas pelo enfoque da salutogênese, partem da consideração de que o indivíduo seja capaz de adaptar-se às adversidades da vida e buscar meios para resolvê-las. Assim, as ações efetivas de saúde ocorrem quando o indivíduo consegue perceber e executar maneiras de enfrentar seus problemas (senso de coerência) com os recursos que ele mesmo detém e passa a utilizar (níveis generalizados de resistência), melhorando sua saúde e qualidade de vida. Pelo enfoque salutogênico, os profissionais de saúde conseguem desenvolver ações de saúde eficazes quando despertam o senso de coerência e os níveis de resistência das pessoas para o autocuidado em saúde.
Considerando as ações de saúde listadas a seguir, reflita sobre qual delas melhor representa o paradigma salutogênico e assinale a opção que poderia ser inserida no planejamento da UBS Independência como ação de saúde:
- Avisos divulgados com carro de som chamando os pais a levarem suas crianças menores de cinco anos à unidade de saúde durante a campanha nacional de vacinação contra sarampo e influenza.
- Atividades educativas em sala de espera sobre a importância da realização dos exames de mamografia e ultrassonografia mamária na detecção precoce do câncer de mama.
- Entrevistas concedidas à rádio comunitária sobre atitudes que as pessoas com doença crônica podem adotar no dia a dia para enfrentá-la e melhorar a qualidade de vida.
- Aferição de pressão arterial e glicemia capilar na praça do bairro, para identificação de possíveis pessoas com diabetes ou hipertensão arterial sistêmica.
As ações de saúde caracterizadas por maneiras que as pessoas encontram para melhorar sua saúde e qualidade de vida, mediante cuidados diários e contínuos decorrentes dos próprios recursos do indivíduo, configuram o paradigma salutogênico. Dessa forma, ações de saúde direcionadas à implementação de hábitos saudáveis pelo próprio indivíduo, como a alimentação adequada e saudável, delineiam-se como ações salutogênicas, enquanto que a busca pelos serviços de saúde para prevenir doenças por meio da vacinação ou para a realização de exames de rastreamento de patologias se distancia do paradigma salutogênico, pois o enfoque é o da produção da doença e os meios de evitar seu aparecimento (paradigma patogênico). As duas perspectivas não são excludentes e ambas podem ser úteis em diferentes contextos; no entanto, é necessário que percebamos essas diferenças de abordagem e de visão sobre a saúde e meios para promovê-la.
Essa não é a opção mais indicada do ponto de vista da salutogênese. Você poderia tentar realizar entrevistas concedidas à rádio comunitária sobre atitudes que as pessoas com doença crônica podem adotar no dia a dia para enfrentá-la e melhorar a qualidade de vida.
2. A PNPS (BRASIL, 2014) reúne um conjunto de estratégias e ações a serem incorporadas ao cotidiano dos profissionais de saúde da APS mediante a abordagem de temas específicos, denominados prioritários. Esses temas constituem mecanismos para aumentar os níveis de Literacia para a Saúde, tanto de profissionais quanto da população adscrita ao território. Com base nessas considerações, visando auxiliar os profissionais da UBS Independência a elaborarem suas prioridades em ações de Promoção da Saúde, assinale a afirmativa que exemplifica apenas temas prioritários da PNPS:
- Formação/educação permanente em saúde e práticas corporais/atividade física.
- Alimentação saudável e adequada e vacinação por grupos.
- Enfrentamento do uso do tabaco e controle das doenças cardiovasculares.
- Promoção do desenvolvimento sustentável e do uso racional de medicamentos.
A PNPS relaciona como prioritários os seguintes temas: I. Formação e Educação Permanente; II. Alimentação Adequada e Saudável; III. Práticas corporais e atividades físicas; IV. Enfrentamento ao uso do tabaco e seus derivados; V. Enfrentamento do uso abusivo de álcool e outras drogas; VI. Promoção da mobilidade segura; VII. Promoção da cultura da paz e dos direitos humanos e VIII. Promoção do Desenvolvimento Sustentável.
Essa não é a opção mais indicada. Os temas prioritários para a questão apresentada são a formação/educação permanente em saúde e práticas corporais/atividade física.
3. A Literacia para a Saúde (LS) pode ser compreendida como o conjunto de competências cognitivas e sociais que determinam a motivação e aptidões individuais, que permitem o acesso, a compreensão e utilização da informação de forma a promover e manter uma boa saúde (OMS, 1998). Assinale a ação de saúde realizada pelo profissional de saúde que visa possibilitar, simultaneamente, o acesso, a compreensão e a utilização da informação pelas pessoas:
- Entrega de folder explicativo na sala de espera da UBS sobre cuidados com a saúde mental.
- Realização de um café da manhã na UBS para estimular a reflexão e debate sobre o consumo de alimentos saudáveis.
- Criação de farmácia viva na UBS para produção de insumos para tratar problemas de saúde da comunidade.
- Realização da palestra na UBS sobre como ocorre a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.
Diversas ações de saúde são realizadas com o objetivo de favorecer a tomada de decisões das pessoas, visando a melhoria da saúde individual e coletiva. Entretanto, algumas delas alcançam apenas um objetivo específico, como aquelas que proporcionam somente o acesso à informação (ex. folder explicativo), à compreensão (ex. palestra sobre como ocorre a proliferação do mosquito Aedes Aegypti) ou à utilização da informação (ex. como consumir ervas medicinais). Quando a informação abordada em uma ação de saúde consegue integrar essas três características (acesso, compreensão e utilização), existe a possibilidade de se promover o aumento dos níveis de LS. No caso da questão, a “realização de um encontro de café da manhã na UBS” será considerada como o acesso que possibilitará o compartilhamento da informação, o “estímulo à reflexão” possibilitará a compreensão sobre o assunto e com “o debate sobre o consumo de alimentos saudáveis” é possível que os participantes decidam sobre a utilização do que aprendeu com a informação. Assim sendo, esse item integra as três características e é o mais “completo” desse ponto de vista.
Essa não é a ação mais indicada. Neste caso, a melhor estratégia seria a realização de um café da manhã na UBS para estimular a reflexão e debate sobre o consumo de alimentos saudáveis.
4. Ainda sobre a Literacia para a Saúde, entende-se que esta pode influenciar positivamente no estado de saúde de pessoas e comunidades, pois considera-se que níveis aumentados de LS contribuem para a ampliação da capacidade de autonomia e empoderamento dos indivíduos para tomarem suas próprias decisões, sendo elemento importante para favorecer o Autocuidado em saúde. Com base nesse entendimento, assinale a opção cuja ação de saúde NÃO possibilita necessariamente a autonomia e o empoderamento do indivíduo:
- Criação de horta na UBS para cultivo e uso de plantas medicinais para tratamento de doenças.
- Participação em atividade de grupo com pessoas com diabetes insulinodependentes sobre como aplicar corretamente a insulina.
- Ação educativa de grupo de idosos para orientação sobre uso de medicamentos e tratamento da hipertensão.
- Realização de roda de conversa na escola sobre a saúde da visão, com participação de estudantes, famílias e professores.
O estímulo à autonomia e ao empoderamento perpassa pelas estratégias que conferem acesso e compreensão das informações/conhecimentos, gestão das informações conforme a realidade do indivíduo ou da comunidade e investimento na sua saúde, a partir da utilização da informação de saúde recebida e compreendida – LS. Nesse sentido, quando as ações de saúde favorecem a disseminação do conhecimento, estimulam a reflexão e incitam mudanças de comportamento a partir da percepção do próprio indivíduo (ex. rodas de conversa e atividades de grupo), elas condizem com o propósito da LS e contribuem para ampliar a capacidade da autonomia, participação social e empoderamento dessas pessoas/comunidades.
Essa ação de saúde empondera o indivíduo. A única ação que não gera autonomia e o empoderamento é a criação de horta na UBS para cultivo e uso de plantas medicinais para tratamento de doenças. Observe que, nesta alternativa, não existe debate ou estímulo à reflexão pelos indivíduos.