Módulo 3 | Aula 1 A Literacia para a Saúde no cotidiano da Atenção Primária à Saúde

Introdução

Foto de uma enfermeira tomando conta de uma senhora idosa.
Fonte: Freepik

Nesta aula, vamos discutir algumas ações que contribuem para o aumento da Literacia para a Saúde e vamos abordar alguns dos desafios enfrentados pelos profissionais da saúde para promover a Literacia considerando os determinantes sociais de saúde na vida da população. Você será apresentado a algumas ferramentas que podem ser utilizadas para a escolha de comportamentos saudáveis na população.

Objetivos

Ao final desta aula, esperamos que você seja capaz de:

  • Discutir a aplicabilidade de intervenções de Literacia para a Saúde (LS) no âmbito da Atenção Primária à Saúde.
  • Refletir sobre técnicas e ferramentas que podem auxiliar a população na escolha de comportamentos saudáveis e na adesão ao tratamento.
  • Contribuir com os profissionais de saúde no manejo clínico com os usuários na promoção da Literacia para a Saúde.
Para escutar...

Antes de iniciar, aceite o nosso convite para ouvir o podcast com uma breve reflexão dos temas que serão abordados nessa aula.

Olá, tudo bem?

Avançando em nossos estudos, certamente você deve estar se perguntando como a sua atuação pode melhorar o nível de Literacia para a Saúde da população que você atende.

Sabemos que o nível de Literacia para a Saúde de uma pessoa influi na mudança do seu estilo de vida. Obter níveis mais elevados de LS contribui para que o indivíduo lide com a doença e promova a sua própria saúde de forma ativa e participativa e seja protagonista de sua história de vida saudável.

Olhar a saúde como um recurso de vida, conhecer as diferentes realidades sociais dos usuários respeitando-os e contribuir para que todos alcancem seu potencial em saúde, são estratégias que você, profissional de saúde, possui para a nossa promoção da saúde e da população. Afinal, a Atenção Primária é a porta de entrada aos serviços de saúde.

Os desafios são muitos! Ampliar o acesso da população aos serviços das Unidades Básicas de Saúde; Efetivar as políticas públicas saudáveis conquistadas pela população; Buscar maior qualidade da atenção à saúde; Persistir na busca à integralidade da atenção; Criar ambientes promotores de saúde; Contribuir no aumento do nível de Literacia para a saúde das pessoas que atendemos... Enfim, podemos citar muitos outros.

Quer saber mais? Então, eu convido você para nesta aula identificar como a Literacia para Saúde contribui para a promoção da saúde e para a prevenção da doença, e para a eficácia e eficiência dos serviços de saúde.

Siga em frente e bons estudos!