Módulo 3 | Aula 3 A educação em saúde e a educação popular em saúde como estratégias para a assistência à saúde na APS
Atividades
Parabéns! Você chegou ao final do terceiro módulo, essa é a metade do caminho e com certeza você está trazendo na bagagem um bom aprendizado. Antes de seguir para o próximo módulo, vamos dar mais uma conferida no nosso estudo de caso da equipe da UBS Independência, que você está acompanhando, e ver o que está acontecendo no café da manhã organizado por eles.
Considerando os temas abordados no Módulo 3, responda aos quesitos a seguir:
1. A equipe de APS, mesmo fazendo poucos atendimentos nessa localidade, conseguiu identificar que, assim como Sr. João, existiam outros homens na mesma situação. Preocupados com as condições de vida desses usuários, decidiu elaborar estratégias que pudessem ofertar ações de promoção à saúde e de prevenção de doenças a esses homens. Assim sendo, assinale a opção que informa a ação que NÃO contempla a ampliação dos níveis de LS dos usuários dos serviços:
- Criar um grupo virtual em uma rede social, que tivessem presentes os usuários da UBS Independência e a equipe da APS para que juntos, possam dialogar acerca de informações educativas sobre a promoção da saúde de pessoas com dependência de álcool e cigarros, por meio de imagens, vídeos e conversas.
- Estabelecer um espaço dialógico presencial em que os usuários da UBS Independência possam expressar suas dúvidas, comportamentos e atitudes frente a seu estilo e condição de vida.
- Convidar outros profissionais que possam fazer parte das ações em benefício a esse público, como por exemplo, os profissionais atuantes no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS AD).
- Justificar a essa comunidade que a equipe de APS não teria como realizar qualquer ação de educação em saúde por causa da distância da UBS e por causa da demanda reprimida, mas garantir o atendimento clínico uma vez por mês, com foco na entrega de medicamentos e adesivos para a cessação do hábito de fumar.
A Organização Mundial da Saúde descreve a Educação em Saúde como uma combinação de ações com objetivo de possibilitar o aprendizado, e consequentemente, o maior controle sobre os fatores de risco e conhecimento dos comportamentos de saúde que interferem em todas as fases da vida. A realização de ações de educação em saúde é essencial para que o indivíduo conheça as informações necessárias para a tomada de decisão na promoção do autocuidado e, consequentemente, possa ampliar seus níveis de LS. O atendimento clínico focado exclusivamente na entrega de receituário e medicamentos, sem ações de veiculação de informações, não contribuem para o aumento dos níveis de LS.
Essa é uma opção válida. A ação que não comtempla a ampliação dos níveis de LS dos usuários dos serviços é justificar a essa comunidade que a equipe de APS não teria como realizar qualquer ação de educação em saúde por causa da distância da UBS e por causa da demanda reprimida, mas garantir o atendimento clínico uma vez por mês com foco na entrega de medicamentos e adesivos para a cessação do hábito de fumar.
2. Durante o Café com Saúde, houve um momento em que a equipe perguntou aos participantes qual seria o tema que eles gostariam que os profissionais abordassem em um encontro posterior. Prontamente, Adelaide perguntou se todos concordariam que a equipe falasse sobre um assunto que sempre ouvia da equipe de saúde, mas que não compreendia do que se tratava – qualidade de vida e estilo de vida saudável. Com o objetivo de atender ao solicitado, a equipe decidiu organizar um projeto com ações de educação em saúde para as pessoas que tivessem interesse sobre os temas elencados. Porém, antes da ação, reuniram-se para decidirem a forma como o conteúdo seria compartilhado. Assim sendo, assinale a opção em que a metodologia terá MENOR impacto para promover a LS desses indivíduos:
- Realização de um encontro da equipe com os membros da comunidade que tenham interesse sobre promoção da saúde e sua relação com qualidade de vida e estilos de vida saudáveis, em que poderão ser compartilhados novos saberes e a elaboração de perguntas escritas e sem identificação, no final da apresentação.
- A equipe pode adotar estratégia de educação popular em saúde no qual os participantes poderão apresentar relato de situações cotidianas da própria comunidade, especificando as formas de entendimento sobre promoção da saúde, qualidade de vida e estilos de vida saudáveis de cada participante.
- Exposição verbal, pela equipe de saúde em forma de palestra com espaço para dúvidas, abordando as ações de promoção da saúde nos diversos ciclos de vida da população.
- Disponibilização de folders na recepção da UBS Independência com a descrição dos serviços de imunização, explicação sobre os tipos de doenças e as vacinas correspondentes.
No processo da promoção da Literacia para a Saúde, é importante dar a oportunidade de o usuário escolher, recomendar, e/ou até solicitar assuntos que sejam de interesse individual e/ou coletivo, bem como utilizar técnicas e instrumentos que possibilitem que os usuários possam refletir, dialogar e trocar ideias entre si e com os profissionais da saúde. Com essa autonomia, o aprendizado será mais eficaz e as mudanças de comportamento se tornarão mais evidentes.
Essa é uma opção válida. A ação de menor impacto apresentada entre as alternativas é a disponibilização de folders na recepção da UBS Independência com a descrição dos serviços de imunização, explicação sobre os tipos de doenças e as vacinas correspondentes.
3. Em uma das visitas realizadas pela equipe da APS à localidade, aconteceu um encontro promovido pelo grupo de associação dos moradores do distrito que contou com a participação dos profissionais da equipe. Na ocasião, o tema central do diálogo foi Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). Dona Jacinta, 68 anos, moradora da comunidade, recém diagnosticada com HAS, não participou do encontro Café com Saúde, mas, muito curiosa para saber sobre os cuidados que precisaria ter com relação a HAS, perguntou o que acontece com quem tem essa condição de saúde. Carlos, enfermeiro da equipe, prontamente explicou sobre a HAS, os fatores de risco, as formas de tratamento, as complicações e destacou, principalmente, a necessidade das mudanças no estilo de vida. Após a identificação da demanda de Dona Jacinta, escolha a alternativa que NÃO condiz com as condutas que devem ser observadas na UBS, para que os usuários possam ter os cuidados de sua saúde pautados na ampliação da Literacia para a saúde dos idosos.
- Desenvolvimento de ações e intervenções de educação popular em saúde que tenham como foco a promoção e respeito à autonomia e autodeterminação dos idosos atendidos na APS.
- Planejar ações no território de modo a identificar o nível de capacidades cognitivas, físicas e condições sociodemográficas, a fim de disponibilizar acompanhamento adequado dos idosos atendidos.
- A equipe de saúde deve proporcionar atividades de educação em saúde, abordando assuntos de interesse e demandas por meio de informações claras, objetivas e simples, repetidas quantas vezes se fizerem necessárias, certificando-se do seu alcance.
- A equipe deve reforçar a importância de utilizar uma abordagem com enfoque exclusivo na doença e nos tratamentos como estratégia eficaz na resolução das demandas dos usuários da UBS.
Para a ampliação dos níveis de LS em qualquer ciclo de vida é importante que sejam propostas ações que contribuam para o acesso a informações e conhecimentos, sua compreensão a partir da realidade do público-alvo, desenvolvimento da capacidade de gestão das informações pelos usuários para que estes possam aplicá-los conforme suas demandas e o investimento em melhores condições de saúde. Além disso, LS é fortalecida ao se utilizar como fundamento a salutogênese ou paradigma salutogênico.
Essa é uma opção válida. A ação que não condiz com a literacia para idosos é o reforço da importância de utilizar-se da abordagem patogênica com enfoque na doença e tratamentos como estratégia eficaz na resolução das demandas dos usuários da UBS.