Módulo 4 | Aula 1 A comunicação em saúde e estratégias para melhoria na APS

Introdução

Ilustração representando uma pessoa idosa e uma mulher jovem, ambas em frente ao computador desktop, em uma aula de computação.
Fonte: Fiocruz

Nesta aula, vamos conhecer os conceitos de comunicação e como eles se aplicam nas estratégias de promoção de saúde e Literacia para a Saúde (LS). Veremos como o processo de comunicação é diretamente impactado pelos contextos que envolvem cada indivíduo.

Objetivos

Ao final desta aula, esperamos que você seja capaz de:

  • Justificar a importância da comunicação em saúde e estratégias de melhoria (ex. uso de linguagem simples) na relação entre profissional de saúde e usuário, nos serviços de saúde.
Para escutar...

Antes de iniciar, aceite o nosso convite para ouvir o podcast com uma breve reflexão dos temas que serão abordados nessa aula.

Olá, tudo bem?

Esta aula irá trazer uma discussão muito importante e necessária na Atenção Primária à Saúde: a Comunicação.

Você tem certeza que realmente entende o que o usuário fala e deseja expressar? E, vice-versa, o usuário compreende as orientações que você transmite?

E como é a comunicação entre as equipes de trabalho?

Provavelmente o termo escuta ativa vem à cabeça, não é mesmo? Realmente é verdade. É preciso voltar a atenção para o diálogo. A comunicação eficiente é parte essencial para a promoção da saúde.

Então, a comunicação pode nos ajudar a ter mais saúde? Bom, é isso que vamos descobrir.

Veremos que a comunicação é muito mais que a simples transmissão de informações. É uma prática social, que tem o potencial de mudar e influenciar estilos de vida, as relações dos indivíduos com ele mesmo e com os outros.

Siga em frente e bons estudos!