Módulo 5 | Aula 2 Autocuidado no âmbito profissional

Introdução

Nesta aula, vamos realizar uma reflexão e buscar compreender quais são as motivações dos profissionais da saúde na Atenção Primária à Saúde (APS) para o desenvolvimento de estratégias de qualidade de vida no trabalho de acordo com os princípios da promoção da saúde e do autocuidado, dos membros da equipe de saúde e da comunidade.

Para isso, serão trabalhados temas vinculados ao processo de trabalho em equipe, motivações profissionais, ações interprofissionais, ambiência e a comunicação em saúde e na saúde na perspectiva da promoção da saúde com enfoque na Literacia para a Saúde (LS) e na salutogênese.

Fotografia em que pessoas assistem uma palestra de um homem que comenta um conteúdo projetado em uma tela de retroprojetor em uma sala de aula.
Fonte: acervo Fundação Oswaldo Cruz

Objetivos

Ao final desta aula, esperamos que você seja capaz de:

  • Identificar os principais motivadores que os profissionais da saúde possuem ou devem buscar ao atuar na APS.
  • Identificar as principais interferências que o ambiente de trabalho proporciona ao profissional da saúde.
  • Reconhecer a importância do trabalho em equipe na troca de saberes para ações entre as diferentes práticas profissionais.
Para escutar...

Ouça abaixo o audio selecionado:

Olá, tudo bem?

Nesta aula, vamos abordar o autocuidado no âmbito profissional, entendendo suas motivações.

O que motiva um profissional de saúde para atuar na Atenção Primária? O que o motiva todos os dias?

Motivação, como sabemos, é algo pessoal, mas existem vários fatores que podem alimentar essa motivação.

Vários são os fatores que levam à escolha por ser um profissional da saúde, no entanto ser um profissional da atenção primária à saúde do SUS requer algumas características que nos diferenciam do setor privado ou dos outros níveis da atenção.

Podemos citar a sensação de utilidade e ser um agente de transformação positiva da comunidade assistida, além de ser um trabalho de dimensões sociais que extrapola o atendimento puramente clínico entre as paredes do seu consultório ou os espaços das Unidades Básicas de Saúde.

Quer saber mais? Então, convido você a conhecer essa e outras motivações na nossa aula.

Siga em frente e bons estudos!