A Vigilância de EAPV das Vacinas Covid‑19
O papel do monitoramento de segurança durante a introdução das vacinas Covid‑19 é facilitar a detecção precoce e a investigação e análise de EAPV e EAIE para garantir uma resposta apropriada e rápida. Isso diminuirá o impacto negativo desses eventos na saúde dos indivíduos e nos programas de imunização e manterá a confiança dos profissionais de saúde e da população em relação às vacinas.
Para atingir os propósitos da vigilância da segurança das vacinas para Covid‑19, a OMS aponta seis objetivos globais:
- detectar rapidamente EAPV e EAIE graves, para fornecer dados oportunos que possam ser compartilhados com as partes interessadas relevantes para tomada de ações;
- gerar dados para caracterizar a segurança das vacinas Covid‑19 em uso;
- identificar, investigar, avaliar e validar sinais de segurança e recomendar intervenções adequadas de saúde pública ou outras; e
- apoiar a confiança do público e das partes interessadas nas vacinas e imunização, garantindo vigilância de segurança de alta qualidade.
Todos os países devem ter como objetivo fortalecer sua capacidade de detectar, investigar, avaliar, relatar e responder a EAPV graves antes e durante a introdução das vacinas Covid‑19. O tipo e o escopo das atividades de monitoramento da segurança da vacina selecionadas por cada país para atingir as metas vão depender dos recursos disponíveis e da maturidade de seus sistemas de vigilância.
Devido à variedade de plataformas de vacinas Covid‑19 em desenvolvimento, provavelmente haverá mais de um tipo de vacina em uso, simultaneamente ou sequencialmente, no mesmo ambiente. Por isso, os sistemas de vigilância devem ser capazes de coletar informações sobre qual vacina foi administrada a cada pessoa, para permitir a avaliação dos EAPV.
É certo que será necessário o fortalecimento dos sistemas de vigilância passiva - que recebem as notificações de rotina - para lidar com o aumento esperado na frequência ou gravidade dos EAPV; a melhoria da detecção e investigação de possíveis sinais de segurança, erros de imunização; e a atenção com as preocupações da população. Além disso, será necessária a realização de avaliações sistemáticas de causalidade para EAIE e de estratégias de comunicação abrangentes para responder rapidamente a quaisquer eventos relacionados à vacina Covid‑19, mantendo a confiança da comunidade.