Curso 1

Vacinação Covid‑19:
Protocolos e Procedimentos Técnicos

Módulo 4

Sala de Vacina Covid‑19: organização e procedimentos para populações vulnerabilizadas

Alguns dos grupos prioritários para receber a vacina Covid‑19 fazem parte de populações vulnerabilizadas e estão inseridas em contextos que necessitam de procedimentos específicos para vacinação. Este módulo vai apresentar as especificidades e outras considerações sobre a vacinação no contexto das populações indígena, em situação de rua, privada de liberdade, residente em Instituições de Longa Permanência para Idosos e ribeirinha e quilombola.

Ao final, você vai ser capaz de:

  • Conhecer aspectos da sociodiversidade dos povos indígenas no Brasil.
  • Reconhecer indicadores demográficos e epidemiológicos relativos aos indígenas e dados relacionados à Covid‑19 nessa população.
  • Reconhecer a organização do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena.
  • Conhecer características dos processos que envolvem o trabalho de vacinação em população indígena vivendo em terras indígenas.
  • Conhecer as particularidades da Atenção à Saúde à População em Situação de Rua.
  • Compreender o papel do Sistema Único de Saúde (SUS) nas situações de vulnerabilidade e iniquidade.
  • Reconhecer os serviços socioassistenciais.
  • Conhecer características dos processos que envolvem a vacinação para população em situação de rua.
  • Descrever as ações e estratégias para operacionalização da vacinação no sistema prisional brasileiro.
  • Conhecer a organização da cadeia de frio aplicada ao sistema prisional.
  • Operacionalizar as recomendações aplicadas ao contexto de vacinação do sistema prisional.
  • Reconhecer a importância da vacinação no contexto das Instituições de Longa Permanência (ILPI).
  • Conhecer estratégias de vacinação para pessoa idosa, residente em Instituições de Longa Permanência.
  • Reconhecer a organização dos serviços de saúde para as populações ribeirinhas e quilombolas.
  • Conhecer estratégias de vacinação para as populações ribeirinhas e quilombolas.