Educação e formação profissional em saúde

Nesta aula, vamos falar sobre a formação de trabalhadores técnicos para o SUS. Para isso, vamos abordar os conceitoschave necessários para compreender o assunto e vamos apresentar e discutir o processo histórico pelo qual a educação e a formação profissional em saúde se desenvolveram com a implantação do SUS. Por m, vamos fazer um balanço dos esforços empreendidos a partir do movimento sanitário, 34 anos após a inscrição do SUS na Constituição Federal de 1988.

Ao final da aula, você será capaz de:

  • Identicar as principais políticas de formação de trabalhadores técnicos para o SUS.

  • Compreender os debates e dilemas relativos às diferentes abordagens pedagógicas voltadas à formação profissional em saúde.

  • Analisar a efetividade das políticas, das propostas pedagógicas e dos projetos implementados no âmbito da educação de técnicos em saúde no cenário histórico-social brasileiro dos últimos 30 anos.

  • Identicar os principais desaos que marcam o campo da educação dos técnicos da saúde.

Durante essa aula, vamos falar sobre alguns conceitos-chave que são bastante importantes para entender o contexto da educação e formação profissional em saúde. Por isso, antes de seguirmos, apresentamos alguns conceitos.

Acesse os principais conceitos da aula aqui.

Autoras

Ialê Falleiros Braga
Ialê Falleiros Braga
Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - EPSJV /Fiocruz.
Márcia Valéria G. C. Morosini
Márcia Valéria G. C. Morosini
Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - EPSJV /Fiocruz.

Para melhorar a acessibilidade e o uso de leitores de tela, as referências bibliográficas desta aula estão ao final do texto. Consulte-as para ampliar seu conhecimento.

Esta aula é parte do curso Introdução ao SUS, elaborado pela Fiocruz.