Módulo 3

Preparação e resposta às Emergências em Saúde Pública no Contexto da COVID-19

Aula 2

Resumo

A Gestão do Conhecimento e a Comunicação de Riscos são processos integrados e fundamentais para Gestão de Riscos em Emergências em Saúde pública (ESP), como a pandemia da COVID-19. As plataformas de tradução do conhecimento colaboram significativamente para estes processos, pois reduzem o tempo de geração e apropriação de conhecimentos necessários à tomada de decisão. Contribuem ainda para estabelecer o fluxo de informações e conhecimentos entre gestores, instituições de ensino e pesquisa, técnicos, profissionais de saúde, diferentes mídias e a comunidade, facilitando a Comunicação de Riscos.

A Comunicação de Riscos pode ser compreendida como “troca, em tempo real, de informação, aconselhamento e pareceres entre peritos ou funcionários e pessoas que enfrentam uma ameaça (perigo) para sua sobrevivência, a saúde ou o bem-estar econômico ou social”.

Para auxiliar países nesta difícil tarefa, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a elaboração de planos prévios, princípios básicos e estratégias utilizadas de acordo com a avaliação dos cenários de risco, que são altamente mutáveis em pandemias como a da COVID-19.

A proliferação de notícias falsas tem sido um dos problemas mais sérios enfrentados. Neste sentido, os profissionais de saúde, por meio de comunicados oficiais, são essenciais para o combate efetivo às fake news.