Módulo 3

Preparação e resposta às Emergências em Saúde Pública no Contexto da COVID-19

Aula 2

A importância da Gestão do Conhecimento em situações de ESP – o caso da pandemia da COVID-19

A Gestão do Conhecimento está presente no meio organizacional há algumas décadas. Várias áreas que envolvem pesquisa e prestação de serviços como: administração, economia e saúde pública utilizam sistemas de gestão do conhecimento para coleta, armazenamento, análise e disseminação de informações entre os diversos setores em que operam.

Com a chegada da pandemia da COVID-19, a gestão do conhecimento não somente avançou como tem lançado novas perspectivas para a saúde pública. Em situações de Emergências em Saúde pública (ESP), como a pandemia da COVID-19, a gestão do conhecimento se configura como uma etapa importante para apoiar a avaliação de risco, a seleção de prioridades e necessidades, a vigilância em saúde, os sistemas de alerta, bem como para facilitar a comunicação de risco.

Durante a pandemia, assistimos organizações de natureza pública e privada enfrentando com dinamismo tarefas relacionadas a gestão de risco, na maioria das vezes sem planejamento e de forma abrupta, gerando certo desconforto, momentos de insegurança e estresse em profissionais responsáveis pela tomada de decisão.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem desprendido esforços para criar uma cultura de intercâmbio de informações que sirva como suporte a gestão em saúde como um todo, mas, sobretudo, contribua para que gestores e tomadores de decisão, profissionais de saúde e população em geral obtenham informações de forma rápida e segura quando se mais precisa, em momentos de emergência.

(Moya et al, 2009)

A Gestão do Conhecimento permite que “a informação certa chegue às pessoas certas no tempo certo” (OPAS, 2018).

Fonte: Freepik
Fonte: Freepik

No caso da COVID-19, observamos em um período muito curto a pesquisa científica comprovando determinadas evidências, gerando informações e conhecimentos para pautar as práticas preventivas, formas de tratamento, produção de vacinas e outras medidas inovadoras para gestão de riscos, que foram além da área da saúde. Estes conhecimentos acabam chegando a diferentes públicos como pesquisadores, gestores, profissionais de saúde, jornalistas, e pessoas em geral.

Diariamente a pandemia da COVID-19 tem oferecido lições aprendidas que podem contribuir não somente para momentos de crise, como por exemplo: a Gestão do Conhecimento sendo utilizada para o compartilhamento de informações entre as equipes, contribuindo para criar e manter conexões necessárias ao aprimoramento da intersetorialidade.