Módulo 5 | Aula 2 Autocuidado no âmbito profissional
Motivação pelo local de trabalho
O fato de escolher a saúde pública como local de trabalho, além da satisfação por colaborar com o avanço desse modelo de assistência que promove a saúde integral do indivíduo, está a crença do seu valor, da sua beleza, e a sua capacidade de favorecer a proximidade entre o profissional e a comunidade e na certeza de sua capacidade resolutiva. (ROCHA et al., 2013)
Muito se tem discutido sobre os fatores estimulantes para o trabalho na saúde pública; destaca-se o fato de se ter a sensação de utilidade e ser um agente de transformação positiva da comunidade assistida, além de ser um trabalho de dimensões sociais que extrapola o atendimento puramente clínico entre as paredes do seu consultório ou espaços da Unidade Básica de Saúde (UBS) e Unidade Primária de Saúde (UPS). (BRASIL, 2005, 2021)
A motivação externa dos profissionais ligada à aquisição de bens materiais mais do que à necessidade básica de satisfação, tende a estar associada com pior bem-estar e baixo rendimento quando comparada a metas intrínsecas. Existem, porém, experiências positivas de integração ensino-serviço e comunidade que incute na formação inicial do profissional o envolvimento com o serviço público durante sua fase de graduação e que perdura na fase posterior como uma meta a ser seguida. (DECI; RYAN, 2000; KASSER; RYAN, 2016)
Comportamentos potencialmente motivadores de forma intrínseca estão associados à atividade em si, no seu desenvolvimento e não são influenciados por outros direcionamentos psicológicos, para obtenção de recompensas ou para evitar algum prejuízo. (DECI; RYAN, 2000) E quais são os possíveis motivadores dos profissionais de saúde? Clique nas setas para conhecê-los.
Quando se trabalha na área da saúde com o propósito que inclui sentir-se valorizado pela comunidade e o planejamento conjunto das suas ações, transforma-se o trabalho em uma missão de realização pessoal e isso reflete no modo de tratamento consigo e com os outros no cuidado e nas relações.
Para saber mais sobre os aspectos vinculados à atividade laboral na saúde e à saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras do SUS, leia o documento do Ministério da Saúde nos materiais complementares do curso.