Módulo 3 | Aula 3 A educação em saúde e a educação popular em saúde como estratégias para a assistência à saúde na APS

Tópico 4

Considerações finais

Chegamos ao final da terceira aula deste módulo, onde você conheceu:

  • As primeiras aproximações com os princípios e métodos da Educação Popular em Saúde que representam um incentivo à busca de inovações produtivas nas relações que emergem dos territórios e do campo de trabalho da equipe de APS, pois acreditamos que em cada contexto e situação os sujeitos da ação inventam e recriam a realidade.
  • A ideia central foi colocar em discussão a categoria modos de viver como ferramenta teórica, metodológica e operacional para enfrentamento dos determinantes das condições de vida e saúde da população que apresenta situações complexas como no caso das DCNT. As ações daí decorrentes exigem reflexões, definições e operações no sentido de aumentar a autonomia dos indivíduos e coletivos, promover seu empoderamento, a participação social em saúde e melhorar a qualidade de vida.
  • As ações de LS diante das DCNT são aprofundadas, ampliadas e efetivadas no próprio processo pedagógico, por meio da construção compartilhada de conceitos, materiais de apoio, na produção coletiva de dados e informações para o planejamento, leitura, reflexão e decisão nas rodas de conversa.