Módulo 3 | Aula 2 Boas práticas de LS em contextos específicos e nos ciclos da vida

Introdução

Fotografia de três pessoas sobrepondo suas mãos, em que carregam uma representação em recorte de papel de uma família tradicionalmente composta por um pai, uma mãe e duas crianças.
Fonte: Freepik

Nesta aula, vamos abordar as boas práticas de Literacia para a Saúde (LS) que os profissionais de saúde da APS podem adotar em cada etapa de ciclo de vida (gestantes, crianças, adolescentes, adultos e idosos), levando em consideração a diversidade sociocultural do país.

Objetivos

Ao final desta aula, esperamos que você seja capaz de:

  • Compreender o papel do profissional da APS na formação da LS dos indivíduos e da sociedade em geral.
  • Identificar singularidades e possibilidade de fomento à LS nos diversos ciclos de vida.
Para escutar...

Ouça abaixo o audio selecionado:

Olá, tudo bem?

Nesta aula trataremos das boas práticas em Literacia para a Saúde nas diferentes fases da vida dos indivíduos. Sendo assim, o seu papel enquanto profissional da APS, é promover o fomento à Literacia para a Saúde em cada um dos ciclos de vida.

Vamos abordar desde a gestação, quando geralmente há propensão à adoção de comportamentos saudáveis, passando pela infância e adolescência, que é uma época muito favorável às intervenções em ambiente escolar, onde o convívio e a troca entre pares é muito intensa.

Chegando à fase adulta que é a etapa mais longa do ciclo de vida. Nesta fase, em geral, costumam surgir as doenças crônicas que podem se prolongar para as idades mais avançadas, quando se espera um declínio gradual das capacidades físicas.

Durante esse estudo é importante ter sempre em mente a centralidade do indivíduo e suas particularidades.

O desafio da literacia para a saúde é desenvolver nestes indivíduos a capacidade de autocuidado e de gestão da própria saúde. Eles não devem ser receptores passivos de informações, a pessoa cuidada é quem deve direcionar o cuidado.

Siga em frente e bons estudos!