Importância da comunicação no planejamento e durante o processo de vacinação contra a Covid‑19
A comunicação com a população é fundamental para garantir a taxa de cobertura de segurança para o enfrentamento da pandemia Covid‑19.
No caso de vacinas novas, como a da Covid‑19, é natural que parte da população esteja apreensiva e possa hesitar em ser vacinada. A Rede de Saúde e os profissionais de saúde devem desenvolver formas e usar recursos de comunicação para esclarecer a população sobre a importância, eficácia e segurança das vacinas e reduzir o impacto deletério de notícias falsas (fake news).
No vídeo, o infectologista Unai Tupinambá destaca a importância da comunicação e o impacto das fake news no processo de vacinação contra Covid‑19. Assista!
Combate às fake news
O Ministério da Saúde disponibiliza um espaço exclusivo para receber notificações de falas e informações que viralizam nas redes sociais, e que serão apuradas pelas áreas técnicas. As informações são respondidas oficialmente, para averiguação se são verdade ou mentira.
O número para envio de dúvidas é (61)99289-4640.
Fake Check
O detector de fake news Fake Check é uma plataforma que foi criada pela junção de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Diferente de uma agência, a plataforma utiliza aprendizagem de máquina e inteligência artificial para avaliar se um texto é verdadeiro ou falso. Para usar a ferramenta é só acessar a página do Fake Check e colar o texto que você quer verificar.
Comunicação na vacinação para Covid‑19 no Plano Nacional
Conheça as diretrizes de comunicação do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid‑19.
Acompanhe a página do Ministério da Saúde para se manter atualizado sobre as campanhas.