Cuidados específicos durante o processo de vacinação contra Covid‑19
Com base neste alinhamento, a Campanha de vacina contra a Covid‑19, além de atender ao que está estabelecido no Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação, deve ser planejada e operacionalizada segundo o que estabelece o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra Covid‑19.
No processo de vacinação durante a pandemia da Covid‑19, é imprescindível a adoção e aplicação de medidas de redução do risco de transmissão da doença aos usuários e aos trabalhadores das equipes de vacinação. Conforme a realidade local, estabelecer fluxo de atendimento para a vacinação contra a Covid‑19. As medidas mais importantes são:
- Vacinar prioritariamente toda equipe antes do início da campanha.
- Proceder à triagem prévia, com rastreamento de presença de sintomas respiratórios, antes do acesso da pessoa à sala de vacinação.
- Reduzir o fluxo na Unidade e controlar o acesso, com filas demarcadas.
- Fornecer equipamentos de proteção individual para todos profissionais das equipes de vacinação nas Unidades e para o procedimento extramuros.
- Disponibilizar álcool gel 70% para higienização das mãos.
- Limpar regularmente objetos e superfícies que são tocados com frequência.
- Orientar e exigir uso de máscara facial pelos usuários.
- Manter ambiente ventilado.
- Atendimento preferencial para clientes que fazem parte do grupo de risco.
- Ampliar horários de atendimento (ex. horários noturnos, finais de semana), para minimizar tempo de espera e evitar aglomeração.
- Evitar ações que possam atrasar o atendimento
Recomendações para organização do atendimento durante a vacinação para Covid‑19
Fonte: OPAS/OMS
Leve em consideração o clima, quando organizar a espera do lado de fora da Unidade/Sala de vacina.
As estações de vacinação devem estar a pelo menos 2 metros de distância. Deve-se garantir os 2 metros de distância entre as pessoas, inclusive nas áreas de espera, sempre que possível.
É recomendado utilizar sinalização de fluxo e marcação no piso para instruir as pessoas a manterem os 2 metros de distância.
Considerar a colocação de barreiras plásticas rígidas nas áreas de contato, como mesas e balcões de atendimento e triagem. As barreiras rígidas podem oferecer proteção extra a todos.
Os reforços sobre a necessidade de aguardar o atendimento de forma segura pode ser feito por sinalização ou, de forma sistemática, pela equipe de saúde. Essas orientações podem ajudar a manter o distanciamento e garantir segurança para todos, durante a vacinação.
É importante manter alertas visuais, como placas e cartazes, com instruções sobre higiene das mãos, higiene respiratória e etiqueta para tosse nas entradas. Escolha locais estratégicos para essas informações.
Registro da Vacina
A existência de dois tipos de vacina diferentes exige atenção redobrada para completar o esquema vacinal. O registro individualizado e correto das doses aplicadas é fundamental para o processo de vacinação segura. Siga as orientações de registro da sua Unidade.
As ações, procedimentos e intervenções desde a organização e limpeza do ambiente de vacinação, a recepção, armazenamento, refrigeração e administração do imunobiológico, notificações e registros (eventos adversos do imunobiológico, cobertura vacinal) e de descarte de resíduos devem ser garantidas, durante a campanha de vacinação para Covid‑19.