Desenvolvimento de vacinas
O desenvolvimento de vacinas é bastante complexo e demorado. Desde a descoberta da doença até a regulamentação, uma vacina pode levar décadas para ser oficialmente aprovada e licenciada. Até o desenvolvimento das vacinas para Covid-19, a vacina que tinha sido desenvolvida mais rapidamente foi a para Ebola. Graças ao desenvolvimento de novas tecnologias foi possível o desenvolvimento e implementação de uma vacina em curto espaço de tempo. Mesmo assim, somente após cinco anos de estudos a vacina Ervebo, produzida pela Merck, recebeu aprovação pelas agências regulatórias.
A experiência adquirida no desenvolvimento de vacinas para o Ebola forneceu lições importantes no processo regulatório, clínico e de fabricação que pode ser aplicado ao SARS-CoV-2 e a outros patógenos epidêmicos.
O tempo para desenvolver e introduzir uma vacina no mercado é de 10 a 15 anos e, para cada sucesso, existem muitos fracassos, na maioria dos casos nas etapas iniciais de desenvolvimento, nos estágios pré-clínicos e clínicos de fase 1.
Acompanhe, nos infográficos, as etapas de desenvolvimento de uma vacina:
Saiba mais detalhes sobre as Fases de Desenvolvmento das Vacinas
No vídeo, dr. Akira Homma, pesquisador e professor emérito da Fiocruz, explica as fases do desenvolvimento das vacinas para Covid-19 e os resultados de eficácia da Fase 3 de desenvolvimento.