Módulo 2 | Voltando
letramento racial para trabalhadores do sus
Voltando para o começo e consolidando as ideias
Você concluiu os estudos sobre Prática antirracista como princípio do trabalho em saúde. Parabéns! Ao longo do módulo, exploramos a branquitude na sociedade brasileira, compreendendo-a como um elemento chave no entendimento do racismo e na manutenção de privilégios estruturais. Abordamos também o vocabulário racial, os códigos e práticas racializadas, que são essenciais para enriquecer as discussões sobre raça e racismo, além de promover uma prática antirracista na saúde.
Ao identificar como se dá a interação entre raça, gênero e classe, pudemos perceber as complexidades e as múltiplas formas pelas quais essas imbricações se manifestam na saúde. Também discutimos as diversas possibilidades de implementação de práticas antirracistas no SUS, considerando os processos de trabalho, a formação em saúde e o cuidado.
É crucial que você, como profissional da saúde, continue se empenhando em expandir os conhecimentos e em aplicar práticas antirracistas não apenas no ambiente de trabalho, mas também em na sua vida pessoal. A luta contra o racismo é contínua e requer dedicação constante para planejar, implementar e rever ações, a fim de promover equidade e justiça. O compromisso em reconhecer e desconstruir estruturas de privilégio e opressão deve ser uma prioridade inegociável em nosso exercício profissional e na convivência com a comunidade.
Assista ao vídeo a seguir, em que os professores Marcos Vinícius Ribeiro de Araújo e Daniel de Souza Campos, autores dos conteúdos elaborados para esse módulo, fazem uma síntese sobre o que você estudou até aqui.
[Vinheta de abertura]
[Professor Daniel de Souza] - Olá! Primeiramente, gostaria de parabenizar a todos vocês pelo encerramento e pela conclusão do módulo “Prática Antirracista como Princípio do Trabalho em Saúde”, o segundo e último do curso Letramento Racial para Trabalhadores do SUS. Durante esse curso, vocês tiveram a possibilidade de pensar e refletir sobre diversos temas, como: os fundamentos práticos do letramento racial; o sistema escravagista no Brasil; as relações de gênero raça e classe para subsidiar o trabalho em saúde; o lugar do branco na luta antirracista; e pensar o que é o antirracismo, como ele funciona, suas conexões, suas interconexões e como ele pode ser uma ferramenta necessária para o trabalho em saúde.
[Professor Marcos Araújo] - Você pôde compreender que a prática antirracista no trabalho em saúde é fundamental para assegurar a equidade no acesso aos usuários. Mas é preciso reafirmar que o engajamento, a disponibilidade e o compromisso ético-político em ser antirracista é fundamental. Além disso, no âmbito da saúde, é preciso ter as condições necessárias para que as coisas não fiquem só na intenção e boa vontade individual. Assim, é fundamental que gestores e agentes públicos estejam atentos a estes movimentos, sendo de máxima importância a formação para a identificação do racismo.
[Professor Marcos Araújo] - Isso deve ser feito por meio do desenvolvimento e implementação de ações que possam, de fato, combater as desigualdades enfrentadas pela população negra atendida pelo SUS, especialmente na atenção primária à saúde, que é a principal porta de entrada do sistema único de saúde brasileiro.
[Professor Daniel de Souza] - Afinal, o que objetivamos com a saúde se não promover uma sociedade de direitos, digna, solidária e capaz de atender às necessidades sociais de toda a população?
[Professor Marcos Araújo] - Esperamos que com os estudos nesse módulo você tenha percebido a complexidade das temáticas abordadas por meio de elementos teóricos e práticos que foram explorados. Além disso, desejamos que você tenha compreendido o lugar, a importância e as estratégias para sua participação ativa na construção das redes integradas de atenção e proteção orientadas para a promoção da igualdade racial, como a dimensão que deve compor tudo e qualquer ação específica desenvolvida no âmbito do SUS.
[Professor Marcos Araújo] - Até a próxima!
[Vinheta de encerramento]