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Módulo 2 | Aula 2

letramento racial para trabalhadores do sus

Tópico 3

Teste seus conhecimentos

Essa é uma atividade formativa, isto é, ela não soma pontos à sua nota final no curso, mas auxilia no seu aprendizado. Você terá 10 (dez) chances para realizá-la.

1. O letramento racial é uma ferramenta importante para promover práticas antirracistas na saúde. Nesse sentido, qual dos seguintes objetivos está mais alinhado com o conceito de letramento racial no contexto da saúde?

Tentativas restantes: 10

  • A) Ensinar a história da formação social brasileira para entender a constituição política e econômica do país.

  • B) Desenvolver práticas que permitam reconhecer e questionar os privilégios simbólicos e materiais dos brancos.

  • C) Capacitar os profissionais da saúde para reconhecer e problematizar práticas racializadas e estereótipos étnico-raciais.

  • D) Aumentar a presença de negros nos cargos de chefia e gestão da saúde.

2. Após a abolição da escravatura no Brasil em 1888, o movimento negro não tem comemorado o dia 13 de maio, mas sim utilizado a data como um dia de luta contra o racismo. Considerando o que você estudou, escolha a opção que melhor explique por que o movimento negro considera o dia 13 de maio um dia de luta e não de comemoração.

Tentativas restantes: 10

  • A) Porque a abolição da escravatura não foi acompanhada de políticas de reparação que integrassem os ex-escravizados na sociedade.

  • B) Porque a Lei Áurea garantiu a abolição da escravatura sem interferências da elite branca.

  • C) Porque o racismo foi erradicado do Brasil após a abolição da escravatura.

  • D) Porque o sistema escravista foi substituído por um sistema totalmente igualitário e justo.

3. Leia a afirmação a seguir e indique se ela é verdadeira ou falsa:

A intersecção entre gênero, raça e classe nas relações sociais brasileiras resulta em desigualdades específicas, como a maior vulnerabilidade das mulheres negras, que enfrentam simultaneamente discriminação racial, desigualdade de gênero e desvantagens socioeconômicas.

Tentativas restantes: 10

  • A) Verdadeiro

  • B) Falso

4. Considerando o que você estudou sobre “branquitude” e dos “pactos da branquitude” no contexto brasileiro, qual das seguintes opções melhor descreve o conceito de "branquitude"?

Tentativas restantes: 10

  • A) É um termo que se refere exclusivamente à cor da pele das pessoas brancas, sem considerar seu papel na manutenção das desigualdades raciais.

  • B) É um campo de estudos que aborda apenas as vantagens materiais da população branca em sociedades estruturadas pelo racismo.

  • C) É uma noção que destaca a superioridade biológica das pessoas brancas sobre as pessoas negras, conforme estabelecido historicamente no Brasil.

  • D) É um conceito que se refere ao lugar de vantagem da pessoa branca em sociedades estruturadas pelo racismo, incluindo privilégios simbólicos e materiais.

5. Sobre as práticas antirracistas no trabalho em saúde, qual das seguintes opções melhor representa uma estratégia eficaz para combater o racismo institucional e promover a equidade em saúde?

Tentativas restantes: 10

  • A) Concentrar todos os esforços em capacitar profissionais de saúde para lidar com situações de preconceito racial no atendimento aos pacientes.

  • B) Implementar a Educação Permanente em Saúde, incluindo análises de situação de saúde da população negra e incorporando o quesito raça/cor nos registros de saúde.

  • C) Criar leis que tornem obrigatória a presença de profissionais de saúde negros em todas as equipes de saúde.

  • D) Exigir que todas as instituições de saúde publiquem relatórios anuais sobre suas práticas antirracistas, mas sem penalidades por não conformidade.