Curso letramento racial para trabalhadores do sus

Encerramento do curso

Parabéns por concluir o Curso Letramento racial para trabalhadores do SUS!

Esperamos que você tenha reconhecido os fundamentos do letramento racial como base para uma postura analítica crítica da realidade, e como subsídio para implementar práticas antirracistas no cotidiano do trabalho em saúde.

Além disso, você pôde compreender ao longo do seu percurso educativo que, apesar dos progressos alcançados, ainda temos um longo caminho a percorrer para a erradicação efetiva do racismo. Por isso, a adoção de práticas antirracistas e ferramentas de apoio para a identificação e combate às desigualdades raciais é fundamental.

O letramento racial constitui-se como uma importante ferramenta para a conscientização sobre o racismo e sobre como ele está enraizado em nossa sociedade, especialmente quando pensamos nos fatores gênero, raça e classe juntos. Portanto, promover o letramento racial no cotidiano das instituições de saúde emerge como uma estratégia para o reconhecimento e enfrentamento de racismo, muitas vezes produzido e reproduzido pela nossa sociedade.

Confiamos que o conhecimento adquirido aqui inspire você a continuar promovendo mudanças significativas em suas práticas profissionais e nas instituições de saúde onde atua. Lembre-se que o combate ao racismo não é um movimento importante apenas para as pessoas negras, mas para a sociedade. Juntos, podemos construir um sistema de saúde mais justo, equitativo e inclusivo para todos.

Estrutura do curso

Módulo 1
Relações entre o racismo e a saúde como direito no Brasil
Módulo 2
Prática antirracista como princípio do trabalho em saúde