Módulo 3 | Aula 2
Rede Nacional de Dados em Saúde
Introdução
Na aula anterior, conhecemos os fundamentos da interoperabilidade em saúde, explorando seus diferentes níveis e os desafios enfrentados na troca eficiente de informações entre sistemas distintos. Também vimos como iniciativas como o e-SUS e a RNDS vêm sendo fundamentais para integrar dados e melhorar a gestão do SUS.
Agora, nesta Aula 2, vamos aprofundar nosso olhar sobre a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS). Você descobrirá como essa plataforma foi criada, seus objetivos principais e as tecnologias que a sustentam — como o uso de padrões internacionais e ferramentas como o HL7® FHIR®. Também vamos entender como a RNDS atuou durante a pandemia de COVID-19, viabilizando ações como o passaporte de vacinação digital.
Ao final desta aula, você será capaz de reconhecer o papel estratégico da RNDS na integração de dados em saúde no Brasil e avaliar os impactos dessa rede na qualidade do atendimento, na eficiência da gestão pública e na segurança da informação dos cidadãos.
Vamos começar?
Objetivos de aprendizagem
- Compreender os conceitos de interoperabilidade e a necessidade de integração de sistemas de saúde.
- Reconhecer os componentes e funcionalidades da RNDS.
- Analisar o papel da RNDS na resposta à pandemia de COVID-19.
- Identificar as tecnologias utilizadas pela RNDS para garantir a segurança e o compartilhamento de informações de saúde.
- Avaliar como a RNDS pode melhorar a gestão e o atendimento na saúde pública.