Módulo 2

Gestão de Riscos de Emergências em Saúde Pública no contexto da COVID-19

Aula 3

Resumo

O objetivo geral desta aula é propiciar aos alunos uma reflexão sobre as necessidades de saúde que emergem de uma emergência em saúde como a pandemia de COVID-19 e formular um plano de preparação da rede de serviços de saúde para atender às necessidades colocadas.

A aula parte da abordagem de necessidades de saúde, indicando a importância de identificá-las para a preparação das ações de saúde em uma emergência sanitária como a pandemia de COVID-19. A preparação do setor saúde, por sua vez, tem como objetivo melhorar a capacidade de resposta na atenção e na vigilância em saúde e evitar que ações inadequadas produzam um segundo desastre (potencializando doenças e agravos já existentes, bem como gerando outros problemas que poderiam ser evitados com medidas preventivas), intensificando os impactos do desastre e comprometendo as ações de recuperação e reconstrução. A preparação envolve a avaliação da capacidade de resposta no território em tese e, na sequência, a elaboração de planos de resposta que respondam a essa avaliação e aos perigos e riscos já avaliados previamente.

A avaliação da capacidade de resposta à emergência em saúde em certo local, assim com o desenho de um plano de resposta pode ter como base a matriz de linha de cuidado para a COVID-19 na rede de serviços de saúde. A matriz traz um conjunto de pontos de cuidado na rede, em níveis de complexidade diferentes, com papéis estabelecidos, perpassados por elementos a serem considerados para a resposta à emergência sanitária, tais como possibilidades de expansão, fluxos pertinentes às atividades desenvolvidas, políticas e procedimentos que devem ser contemplados e insumos estratégicos necessários.

Por fim, foca-se na necessidade de monitoramento de indicadores, com a sugestão de alguns que podem ser utilizados como medidas da própria pandemia, assim como da resposta dos serviços à pandemia e efeitos nos atendimentos de outras condições de saúde.