Módulo 2

Gestão de Riscos de Emergências em Saúde Pública no contexto da COVID-19

Aula 3

Matriz de Linha de Cuidado COVID-19

Nos primeiros meses da pandemia, no âmbito do Observatório COVID-19 Fiocruz, propusemos uma matriz de linha de cuidado da COVID-19 na rede de serviços de saúde para subsidiar a conformação de arranjos assistenciais no contexto de ampla diversidade e desigualdade do país (PORTELA et al., 2020).

A construção da matriz partiu da premissa de que é fundamental distribuir claramente papéis a serem cumpridos por diferentes níveis e pontos de atenção no cuidado às pessoas suspeitas ou acometidas pela COVID-19, e articular a rede de serviços, com fluxos de referência e contrarreferência para o atendimento da população de forma oportuna, segura e efetiva. Três desafios deveriam ser enfrentados: a oferta do cuidado de saúde à COVID-19, sem deixar de atender demandas decorrentes de outras condições de saúde (WHO, 2020); a necessidade de, eventualmente, de forma ágil, dar conta de expandir ou retrair a oferta de serviços, conforme a evolução da pandemia, impondo demandas mais ou menos elevadas; e a identificação de situações de vulnerabilidade social e econômica com a previsão, inclusive, de locais de alojamento/internação alternativos, sempre que possível em articulação com serviços de assistência e proteção social locais.

O que a matriz busca?

Organizar o cuidado de saúde de modo a maximizar as chances de cura e sobrevivência dos pacientes e minimizar a transmissão da doença. Foi concebida para o cuidado à COVID-19, mas como esquema geral, se aplica, com ajustes, a outras emergências em saúde. Envolve um conjunto de pontos de cuidado, com atribuições pertinentes ao nível de complexidade em que se enquadram, consonantes com o atendimento de pacientes de diferentes momentos da evolução clínica e gravidade. Perpassando cada ponto de cuidado, colocam-se estratégias de expansão da capacidade de oferta de serviços frente a uma demanda muito aumentada, fluxos pertinentes às atividades desenvolvidas, políticas e procedimentos que devem ser contemplados e insumos estratégicos necessários.


No que a matriz de linha de cuidado da COVID-19 auxilia?

Auxilia na programação de arranjos assistenciais e serviços de saúde, considerando necessidades colocadas de profissionais de saúde, capacidade instalada e insumos estratégicos. Deve ser objeto de constante atualização, com base na experiência adquirida e no conhecimento científico produzido.


No nível da APS, pontos de atenção incluem:

A linha de cuidado estende-se ainda na necessidade de reabilitação de pacientes com sequelas cardiovasculares, respiratórias, renais e neurológicas. Programas de reabilitação para pacientes com sequelas da COVID-19 devem ser considerados em centros de reabilitação e de diálise existentes, assim como nos NASF e AAE, incluindo ações domiciliares ou em unidades de saúde, com disponibilização de transporte para os pacientes.

Conforme já mencionado, também se fez muito relevante durante a pandemia de COVID-19 e pode ser relevante em qualquer emergência, a questão do manuseio de corpos, com a necessidade de articulação entre unidades de saúde e serviços funerários.