read_more

Mpox: Vigilância, Informação e Educação em Saúde

MÓDULO 1 | AULA 2 Transmissão, sinais e sintomas e diagnóstico

Tópico 1

Sinais e sintomas clínicos

Por ser uma infecção viral, a Mpox pode se manifestar, em seu início, por meio de sinais e sintomas considerados inespecíficos, ou seja, que não são exclusivos e que acontecem com uma diversidade de doenças virais, sendo chamados sintomas prodrômicos.

Esse período é um desafio para as ações de saúde pública, porque a pessoa já é capaz de transmitir o Orthopoxvirus monkeypox, mas o diagnóstico clínico da doença ainda é impreciso.

Fonte: Campus Virtual Fiocruz

Nem sempre os sintomas prodrômicos se manifestam. Quando aparecem, podem ocorrer simultaneamente ao surgimento das lesões de pele e mucosas ou precedê-las em 1 a 3 dias. De forma geral, os sinais e sintomas podem aparecer isolados ou associados, e duram de 2 a 4 semanas.

Sintomas sugestivos de Mpox:

Erupções cutâneas ou lesões na pele, com algumas características típicas: podem ser dolorosas, profundas e bem circunscritas, podem ser planas ou levemente elevadas, formam vesículas ou bolhas preenchidas com um líquido claro ou amarelado (pústulas), úlceras, lesões umbilicadas e/ou com formação de crostas (“casquinhas”).

Essas lesões na pele podem passar por diferentes estágios — mácula, pápula, vesícula, pústula, úlcera e crostas —, como se vê na figura a seguir:

Fonte: Nota Informativa nº 6/2022-CGGAP/DESF/SAPS/MS (2025)

A quantidade de erupções sobre a pele é variada, mas tende a se concentrar em um segmento do corpo, como rosto, mãos, pés, região anal e região genital. No entanto, muitos pacientes apresentam lesões em diversos segmentos corporais. Também pode acontecer de essas lesões aparecerem em regiões de mucosa (olhos, boca, nariz, região genital e anal). Além disso, observamos diagnósticos de Mpox em pessoas que apresentaram lesões genitais únicas. As lesões podem apresentar o mesmo estágio de evolução ou ocorrerem com temporalidade distinta. No surto atual têm sido observadas com frequências lesões genitais e anorretais, inclusive com ocorrência de proctite.

Veja a seguir os principais sinais e sintomas dos casos confirmados de Mpox segundo as estatísticas brasileiras.

Fonte: Boletim Epidemiológico de Mpox nº 20 (COE)

Apesar de erupções cutâneas e pústulas serem sugestivas de Mpox, elas podem acontecer em várias outras doenças. Por isso, os profissionais envolvidos no cuidado ao usuário podem contribuir na suspeita e na observação das lesões para diagnóstico diferencial, ou seja, investigar uma gama de possíveis doenças, até que seja possível descartar todas aquelas que “parecem ser” aquilo que o usuário apresenta por sinais clínicos (Paho, 2022).