read_more

Mpox: Vigilância, Informação e Educação em Saúde

MÓDULO 2 | AULA 3 Aspectos éticos no registro da Mpox com ênfase nos ambientes digitais

Introdução

Quando um ACS se depara com um caso suspeito em sua UBS, seja de Mpox ou de outras doenças ou agravos, é necessário proceder com os registros e muitas dúvidas podem surgir, principalmente com relação à coleta de dados. É comum que os agentes e outros profissionais de saúde usem seus próprios aparelhos celulares para se comunicar com os cadastrados e até fotografar. A secretaria municipal de saúde, por meio de ações de Educação Permanente em Saúde de seu município, deve promover constantes capacitações para orientar sobre a conduta a ser adotada.

Vamos refletir um pouco sobre esse tema ao longo desta aula, com destaque para a informação que é produzida ou circula nos ambientes digitais, respeitando a privacidade e o sigilo no contexto da Atenção Primária à Saúde, enquanto uma situação que deve ser tratada coletivamente, e não apenas com a visão moral de cada profissional. Veja a seguir um caso comum que poderia acontecer na sua UBS.

Para Assistir
Saiba Mais

A Educação Permanente em Saúde (EPS)

A Educação Permanente em Saúde traz como marco conceitual uma concepção de trabalho no SUS como aprendizagem cotidiana e comprometida com o coletivo. Os atores do cotidiano são os principais detentores da tomada de decisão sobre acolher, respeitar, ouvir, cuidar e responder com elevada qualidade.

A Educação Permanente em Saúde reconhece o cotidiano como lugar de invenções, acolhimento de desafios e substituição criativa de modelos por práticas cooperativas, colaborativas, integradas e corajosas na arte de escutar a diversidade e a pluralidade do país.

Na proposta da Educação Permanente em Saúde, a mudança das estratégias de organização e do exercício da atenção, da gestão, da participação ou da formação é construída na prática de equipes, trabalhadores e parceiros, devendo considerar a necessidade de implementar um trabalho relevante, de qualidade e resolutividade. As demandas para qualificação ou especialização são demandas para a promoção de pensamento e ação (MS/SGTES, 2014).

Para saber mais, acesse o link:

Para saber mais sobre a Educação Permanente em Saúde, leia:

Para compreender os registros informacionais sobre a saúde dos pacientes em ambientes digitais precisamos apresentar os conceitos fundamentais de documento, arquivo e informação arquivista.