MÓDULO 1 | AULA 1 Mpox: a doença, o vírus e a epidemiologia
Diferença entre varíola e a Mpox
O Orthopoxvirus variola e o Orthopoxvirus monkeypox são vírus pertencentes à mesma família (Poxviridae) e gênero (Orthopoxvirus) que possuem características semelhantes, mas diferenças em sua transmissão e gravidade quando nos afeta. O Orthopoxvirus variola (conhecido anteriormente como Variola virus), vírus da varíola humana, foi o responsável por causar milhões de mortes no século 20. É uma doença que foi considerada erradicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1980.
Imagino que você deva estar se perguntando: se antigamente a Mpox era conhecida pelo nome de “varíola dos macacos”, será que essa doença possui alguma relação com a varíola humana? A resposta é sim. O Orthopoxvirus monkeypox e o agente etiológico da varíola, o Orthopoxvirus variola, pertencem à mesma família e gênero viral.
Em biologia, quando queremos agrupar indivíduos em grupos baseados em suas características, usamos uma unidade taxonômica. A classificação básica dos seres vivos é, em ordem decrescente: domínio, reino, filo, classe, ordem, família, subfamília, gênero e espécie.
O que significa dizer que dois vírus pertencem ao mesmo gênero e família?
Antes de entender isso, você precisa conhecer o conceito de taxonomia. A taxonomia é uma área da biologia responsável por identificar, nomear e classificar os seres vivos. Apesar de os vírus não serem considerados seres vivos (por não possuírem uma célula, como os demais seres), eles também são classificados em grupos (táxons) que refletem o grau de parentesco entre si. Sendo assim, cada novo vírus descoberto será classificado em um reino, domínio, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie, com base no seu grau de parentesco evolutivo com os vírus já classificados nesses táxons.
Sabendo disso, pode-se dizer que o Orthopoxvirus monkeypox e o Orthopoxvirus variola pertencem à família Poxviridae e ao gênero Orthopoxvirus. Essa classificação foi realizada pelo Comitê Internacional de Taxonomia Viral (ICTV), criado em 1966, com o objetivo de desenvolver, refinar e manter a taxonomia universal dos vírus. Desse modo, é como se cada tipo de vírus tivesse algo como uma “carteira de identidade”, que é reconhecida em qualquer parte do mundo.
O ICTV ainda considera a nomenclatura Orthopoxvirus monkeypox como nome do vírus, não tendo sido até o momento modificado conforme aconteceu com o nome da doença causada pelo vírus. Caso queira saber mais sobre a taxonomia dos vírus, recomendamos a leitura do artigo Taxonomia de vírus: o banco de dados do Comitê Internacional de Taxonomia de Vírus (ICTV).
Apesar de o Orthopoxvirus monkeypox e o Orthopoxvirus variola possuírem uma constituição genética que é idêntica em quase 90%, é importante ressaltar que, diferentemente da Mpox, que possui diversos hospedeiros (como seres humanos, macacos e roedores), a varíola circula apenas entre seres humanos. Além disso, embora manifeste um quadro clínico semelhante, a Mpox demonstrou ser menos transmissível e apresenta quadros menos graves da doença.
A varíola humana foi uma doença muito temida no passado devido à sua alta taxa de letalidade. Nas décadas de 1950 e 60, cerca de 30% dos indivíduos que contraíam a doença, morriam. O último caso relatado dessa infecção, adquirida de forma natural, ocorreu em 1977. Por isso, em 1980 a OMS declarou a doença erradicada após uma campanha de vacinação e conscientização global.
Como você já percebeu, os agentes etiológicos da varíola e da Mpox são do mesmo gênero Orthopoxvirus, possuindo também grande identidade genética. Por isso, a vacina antivariólica pode proteger parcialmente os humanos contra outros tipos de Orthopoxvirus, incluindo o Orthopoxvirus monkeypox. Essa capacidade de proteção da vacina ampliada para mais de um tipo de vírus é chamada de proteção cruzada.
A vacinação contra a varíola conferia certa proteção cruzada contra a Mpox. Com a erradicação da varíola humana, ocorreu a interrupção da oferta de vacinas. Por isso, atualmente, há um número maior de pessoas suscetíveis aos Orthopoxvirus em geral. Essa é uma das hipóteses para a emergência do Orthopoxvirus monkeypox como o Orthopoxvírus mais importante para a saúde pública nos dias de hoje.
Caso queira saber mais sobre a letalidade da varíola, recomendamos a leitura do artigo Os últimos dias da varíola.