Módulo 3 | Aula 2 Pessoas em situação de rua
A saúde das pessoas em situação de rua
Viver em situação de rua é um marcador de exclusão social extrema e está associado a vários problemas de saúde física e mental, já que ter um local seguro para morar é uma necessidade básica para manter a saúde e a dignidade de qualquer ser humano.
Ao pensarmos o cuidado para esse grupo social é importante lembrar que atrás de cada número, estatística, perfil e porcentagem existe alguém, um rosto, um nome, uma história. São corpos atravessados pelo preconceito, pela vulnerabilidade social e econômica, vínculos familiares rompidos ou fragilizados, dependência, abusos e violência, e ausência de direitos.
As PSR têm grandes necessidades de cuidados de saúde e sociais. Seus estados de saúde refletem a precariedade de suas condições de vida:
- Falta de moradia e pobreza.
- Uso abusivo de álcool e outras drogas.
- Baixos níveis de escolaridade e dificuldade de acesso ao trabalho formal.
- Elevada exposição à violência doméstica.
- Inexistência de políticas de inclusão social para egressos do sistema penitenciário.
A mortalidade prematura entre as PSR é alta com taxas estimadas entre três e dez vezes maiores do que na população geral. A prevalência de doenças físicas, mentais e de uso indevido de drogas e álcool são as mais altas, mesmo quando comparadas a outros grupos sociais marcados pela pobreza (Reilly & Williamson,2022).