Módulo 3 | Aula 2 Pessoas em situação de rua
Viver nas ruas é uma escolha?
Definitivamente viver nas ruas não é uma escolha. Os principais motivos descritos na literatura internacional para alguém estar em situação de rua incluem:
- Escassez de moradias populares
- Privatização de serviços públicos
- Especulação de investimentos imobiliários
- Urbanização não planejada e rápida
- Pobreza
- Desemprego
- Desagregação familiar
Além destes, são fatores importantes relacionados aos motivos de ida para as ruas a falta de serviços adequados e uma política de moradia para pessoas com transtornos mentais, problemas relacionados ao uso abusivo de álcool e outras drogas, deslocamentos causados por conflitos, desastres naturais, e ausências de políticas habitacionais efetivas do governo. No âmbito dos transtornos mentais, o uso de substâncias, depressão, ansiedade, transtorno de estresse pós-traumático, esquizofrenia e transtorno afetivo bipolar estão fortemente associados com a situação de rua, podendo ser considerados como causa e consequência da ida para as ruas (Rees, 2009).
No Brasil os principais motivos referidos por PSR para viver na rua se referem aos problemas de alcoolismo e outras drogas (35,5%), desemprego (29,8%) e desavenças familiares (29,1%). Dos entrevistados 71,3% citaram pelo menos um desses três motivos, que podem estar correlacionados entre si (Brasil, 2008).