Módulo 3 | Aula 1 Pessoas privadas de liberdade

Tópico 1

Perfil das Pessoas Privadas de Liberdade

De acordo com o censo penitenciário de 2021 no Brasil, a população privada de liberdade corresponde a 670.714 pessoas, e nessa pesquisa foi identificado um perfil que representa a maior parte dessa população.

 Ilustração de figuras femininas coloridas com perguntas sobre o perfil da população privada de liberdade em balões de texto
Fonte: baseado em Freepik

Segundo o censo, essa população é composta principalmente por homens negros (pretos ou pardos) e com baixa escolaridade. O número de mulheres no cárcere é proporcionalmente menor, mas corresponde a uma parcela da sociedade também caracterizada por jovens, negras e pardas, com baixa escolaridade.

Gráfico em formato pizza mostrando a população privada de liberdade, de acordo com o sexo, no Brasil de janeiro a junho de 2022
População Privada de Liberdade, segundo sexo, Brasil, janeiro a junho de 2022
Fonte: DEPEN
Gráfico em formato circular dividido em fatias, em fundo preto,  mostrando a distribuição por idade das pessoas em situação de cárcere no Brasil. Ao fundo o emblema do  Departamento Prisional Nacional.
População Privada de Liberdade, segundo faixa etária, Brasil, janeiro a junho de 2022*
*Neste gráfico não estão inclusos presos em custódia das Polícias Judiciárias, Batalhões de Polícias e Bombeiros Militares – (outras prisões)
Fonte: DEPEN

Já os dados coletados sobre os tipos de crimes indicam um destaque para o tráfico de drogas, que corresponde à metade (49,24%) dos casos dos crimes hediondos, seguido de homicídio qualificado (13,87%).

Gráfico em formato circular de anel, com fatias separadas por tipo de crimes cometido, em fundo preto. Ao lado, no mesmo gráfico, os mesmos tipos de crimes mais cometidos separados entre  homens e mulheres   em situação de cárcere no Brasil. Ao fundo o emblema do Departamento Prisional Nacional.
População Privada de Liberdade, segundo sexo e tipo de crime, Brasil, janeiro a junho de 2022*
*Neste gráfico não estão inclusos presos em custódia das Polícias Judiciárias, Batalhões de Polícias e Bombeiros Militares – (outras prisões)
Fonte: DEPEN