Módulo 2 | Unidade 3 Sistema de Monitoramento e a Modelização da Intervenção
Instrumentos Utilizados no Sistema de Monitoramento
São quatro os instrumentos utilizados na conformação de um sistema de monitoramento: o Modelo lógico da intervenção , os painéis de indicadores, os sistemas de informação e os indicadores de monitoramento. Eles auxiliam na produção de informações essenciais e organizadas de forma objetiva, orientadas para subsidiar o processo de tomada de decisão em tempo oportuno.

Painéis de Indicadores
Um painel de indicadores é “um conjunto limitado de 7 a 10 indicadores-chave para o monitoramento de aspectos cruciais e mais visíveis dos programas”. As informações do painel de monitoramento são exibidas na forma de gráficos de série temporal, apresentando a tendência dos indicadores ao longo do tempo (JANNUZZI, 2011).


A construção e seleção dos indicadores que vão compor o painel de monitoramento deve ser um processo flexível e dinâmico, sujeito a alterações a partir dos aprendizados adquiridos. Dessa maneira, é necessário que se adapte o painel de indicadores e metas às mudanças institucionais, à disponibilidade de informações e ao cenário no qual a política ou programa está inserido (GONÇALVES, 2018).
Sistemas de Informações
É comum os sistemas de monitoramento se apoiarem em diferentes fontes de dados, oriundas dos sistemas de gestão do programa, dos sistemas de informação em saúde, das pesquisas censitárias e sociais, dos cadastros públicos, entre outras.
No tema sobre análise situacional já apresentamos alguns Sistemas de Informação em Saúde (SIS) muito utilizados como fonte de informações prioritárias na verificação dos padrões de morbimortalidade da população. Os SIS configuram-se como ferramentas estratégicas para o monitoramento de programas, pois fornecem de forma sistemática e contínua, informações cruciais e úteis para construção de indicadores de saúde.
Podemos citar, ainda, outras fontes de dados como os Cadastros Único de Programas Sociais (CadÚnico) do Sistema Único de Assistência social (SUAS), o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho, pesquisas censitárias do IBGE e as pesquisas sociais do IPEA, todas usadas na construção de indicadores sociais, demográficos e econômicos. O DATASUS também disponibiliza informações que podem servir para subsidiar análises objetivas da situação sanitária, tomadas de decisão baseadas em evidências e elaboração de programas de ações de saúde.
É importante ressaltar que, na estruturação de um sistema de monitoramento, não se prevê fazer levantamentos primários de dados, deve-se concentrar os esforços no uso das informações já produzidas na rotina do programa. Quando for necessário usar dados secundários recomenda-se criar um fluxo de extração dos dados.
Indicadores de Monitoramento
Ao comparar as informações sistematizadas na forma de indicadores, segundo unidade de tempo, localidade/região e, ainda, por público-alvo ou população geral, com as metas esperadas, os sistemas de monitoramento permitem verificar se a execução do programa está seguindo na direção esperada.
A seleção de indicadores de monitoramento deve ser baseada na sua capacidade de fornecer informações úteis, objetivas, consistentes e atualizadas. Sendo assim, considera-se como atributos desejáveis de um bom indicador de monitoramento:
- Regularidade de atualização;
- Razoabilidade de custo e esforço de produção;
- Sensibilidade às mudanças;
- Especificidade às ações programadas.
Os sistemas de monitoramento devem dispor de indicadores relevantes e periodicamente atualizados para que se possa acompanhar o andamento do programa ou da política.
No que diz respeito à classificação dos indicadores de monitoramento, entre as diversas nomenclaturas existentes, optamos por apresentar, segundo a perspectiva da estrutura lógica do programa, indicadores de insumo, produto, resultado e impacto (BRASIL, 2014).
- indicadores de insumo: refletem a disponibilidade dos insumos básicos para a execução da política, podendo envolver recursos humanos, financeiros, informacionais, infraestrutura física, equipamentos;
- indicadores de produto: objetivam apreender os resultados obtidos com os processos executados, isto é, o alcance de metas físicas. Indo além da entrega de produtos;
- indicadores de resultado: propõem-se a mensurar os benefícios para o público-alvo, decorrentes das ações da política;
- indicadores de impacto: voltam-se para os efeitos provocados por essa política para a sociedade.

Acompanhe a videoaula da Profª. Msc. Fernanda Martins sobre Sistemas de Monitoramento em Saúde.
