Módulo 2 | Unidade 3 Sistema de Monitoramento e a Modelização da Intervenção
Características do Sistema de Monitoramento
- alocação de recursos financeiros e humanos para o programa;
- contratação de serviços necessários e execução do programa no tempo e condições exequíveis;
- o atendimento ao público alvo do programa conforme planejado e previsto.
O desenvolvimento de um sistema de monitoramento tem como propósito gerar aprendizagem organizacional e subsidiar melhorias na intervenção, com o aperfeiçoamento na organização, a eficiência e qualidade da gestão. Para Jannuzzi (2011) seu desenvolvimento deve levar em consideração algumas especificações metodológicas e operacionais, como:
- O que deve ser monitorado? Execução orçamentária, processos e atividades e/ou resultados?
- Qual a unidade de monitoramento? Unidades organizacionais (quem faz)? Programas (o que se faz)? Projetos (o que é mais prioritário)?
- Qual o escopo do monitoramento? Gerencial ou analítico?
- Quais as fontes e a periodicidade das informações?
- Como se dividem as responsabilidades para sua manutenção periódica?
- Qual o papel das unidades organizacionais temáticas e da área de informática?
- Qual o nível de centralização e de acesso? Restrito, seletivo, aberto ao público?
- Qual o nível de articulação do sistema às rotinas de tomada de decisão?
Uma vez definidas tais especificações operacionais de um sistema de monitoramento elas vão compor o que denominamos de Plano de Monitoramento, que inclui a definição do que será monitorado, as responsabilidades pela atividade de monitoramento, a periodicidade de sua execução e os mecanismos que garantam o uso dos achados. Ele abrange a definição das fontes de dados e de informações, os procedimentos que garantem a qualidade e legitimidade dos dados produzidos, o conjunto de indicadores a ser utilizado e a ficha de indicadores, incluindo os parâmetros para a sua interpretação (KABAD et al., 2019).
É importante destacar que, um bom sistema de monitoramento deve permitir a análise comparativa dos indicadores ao longo do tempo e para distintas unidades de prestação dos serviços ou atendimento ligadas ao programa. A análise da evolução dos indicadores ao apontar seus avanços, retrocessos ou estabilidade permite identificar falhas operativas do programa (JANNUZZI, 2011).
Vale destacar, assim como informa Januzzi, que:
format_quote"Um bom sistema de monitoramento não é, necessariamente, composto de grande quantidade de indicadores, mas, sim, um sistema com a informação relevante e organizada para diferentes usuários".
JANNUZZI (2016, p. 113)