Módulo 2 Princípios e Conceitos Básicos sobre Planejamento, Monitoramento e Avaliação em Saúde
Apresentação do Módulo
Este módulo aborda os temas do planejamento, monitoramento e avaliação, enquanto ferramentas intrínsecas da gestão pública. Tais funções gestoras têm por finalidade a produção de informações relevantes ao aprimoramento das ações governamentais, a prestação de contas à sociedade e a produção de conhecimento baseado em evidências válidas, científica e socialmente.
Na Unidade 1, intitulada Monitoramento e Avaliação (M&A) - Definições Teóricas e Conceituais, apresentaremos os fundamentos sobre M&A, que abrange a compreensão sobre seus conceitos e métodos, o ciclo de políticas e suas intervenções políticas, programas e projetos. Esse conteúdo irá prepará-lo para a Unidade 2, denominada Planejamento, Monitoramento e Avaliação em Saúde - Abordagens metodológicas e suas aplicações, que tratará, propriamente, do Planejamento, Monitoramento e Avaliação em Saúde, dialogando com o Controle Social no SUS.
Na sequência, a Unidade 3, intitulada Sistema de Monitoramento e a Modelização da Intervenção, trará os elementos constitutivos de um Sistema de Monitoramento e a Modelização da Intervenção, para que você obtenha subsídios na elaboração de uma futura proposta de monitoramento.
Assim, o objetivo deste módulo é proporcionar uma prática pedagógica que ofereça conteúdos e habilidades que permitam que os atores incorporem no seu cotidiano boas práticas de gestão em saúde, com ênfase no papel do controle social no SUS no processo de planejamento, monitoramento e avaliação das políticas públicas de saúde. Além disso, objetiva que esse processo formativo promova a qualificação desses profissionais para atuarem como multiplicadores desse conhecimento, contribuindo de forma ativa para o sucesso da implantação das deliberações propostas pelos conselhos de saúde.
Diante do atual contexto de crise econômica, marcada pela escassez de recursos e, ao mesmo tempo, pelo crescimento das demandas e necessidades em saúde, é imprescindível que gestores, profissionais da saúde, apoiadores técnicos e conselheiros de saúde possam qualificar os processos de trabalho e de gestão do Sistema Único de Saúde. Sendo assim, o monitoramento e a avaliação devem ser incorporados e utilizados como práticas para o aperfeiçoamento da ação pública, apontando as medidas necessárias para correção de rumo, garantindo a transparência dos resultados alcançados e a produção de informações para o fortalecimento do controle social no SUS.
Acompanhe o vídeo de apresentação do Módulo 2:
Objetivos de Aprendizagem
Ao final deste módulo, você irá:
- Compreender a importância do monitoramento e avaliação para o Controle Social no SUS;
- Identificar as diferenças e similaridades entre monitoramento e avaliação em saúde;
- Identificar as diferenças e similaridades entre M&A e o Controle Social;
- Compreender as bases teóricas e conceituais do Planejamento em Saúde;
- Compreender o papel da análise situacional em saúde na identificação das necessidades e prioridades em saúde;
- Compreender os elementos constitutivos para a elaboração de um sistema de monitoramento;
- Compreender a Modelização da Intervenção;
- Desenvolver habilidades práticas para o acompanhamento das deliberações a partir do escopo teórico e metodológico do planejamento, monitoramento e avaliação.
Carga horária: 20 horas