read_more
Campus Virtual Fiocruz

Diabetes Mellitus no SUS
Promoção, prevenção e o fortalecimento do autocuidado

Módulo 2 | Aula 2 Cirurgia Bariátrica

Tópico 1

Introdução

A cirurgia bariátrica e metabólica, também chamada de cirurgia da obesidade ou, popularmente, redução de estômago, engloba técnicas voltadas para o tratamento da obesidade mórbida ou grave, bem como das doenças associadas ou agravadas pelo excesso de gordura corporal.

Figura ilustrativa de um estômago.
Fonte: Freepik

Inicialmente, ela era conhecida apenas como cirurgia bariátrica (derivada do grego "baros", que significa pesado, e "iatros", que significa médico), pois estava exclusivamente associada à perda de peso. No entanto, com o tempo, observou-se que, 24 ou 48 horas após a operação, os pacientes apresentavam melhor controle da glicemia, entre outros benefícios.

Foi evidenciado que os órgãos envolvidos na cirurgia produziam substâncias hormonais e que a operação alterava esse equilíbrio hormonal inicial de forma benéfica para o paciente obeso, auxiliando na perda de peso, no controle e até na cura de doenças endócrinas, como diabetes, hipercolesterolemia, hiperuricemia e hipertensão, que fazem parte da síndrome plurimetabólica. É caracterizada pela associação de fatores de risco para as doenças cardiovasculares (ataques cardíacos e derrames cerebrais), vasculares periféricas e diabetes

Objetivos

Ao final desta aula, esperamos que você seja capaz de:

  • Conhecer os tipos de cirurgia bariátrica e metabólica e suas indicações.
  • Listar os critérios para que o paciente com diabetes se encaixe para a realização da cirurgia bariátrica.
  • Compreender os riscos e complicações para o paciente com diabetes pós-cirurgia metabólica.

Pronto(a) para aprender?

Bons estudos!