Introdução
Neste curso você poderá entender o tema da Ciência Aberta para além de sua definição, criando conexões entre elementos que podem apoiar uma reflexão crítica sobre seus principais conceitos, marcos e práticas, se aproximando da mobilização e articulação que vêm ocorrendo nos anos recentes entre governos, comunidade científica e financiadores da pesquisa no cenário global.
Concluindo este curso você irá:
- Situar a Ciência Aberta no panorama histórico, mundial, nacional e no contexto da Fiocruz;
- Obter uma visão geral dos fatos relevantes que se configuram como marcos do movimento da Ciência Aberta;
- Ser capaz de apontar as implicações da Ciência Aberta para a pesquisa em saúde pública;
- Ser capaz de realizar uma reflexão crítica sobre como a Ciência Aberta pode ser apropriada pela comunidade científica brasileira, em prol dos interesses nacionais e em favor da diminuição das desigualdades dentro e fora do Brasil;
- Ser capaz de se apropriar criativamente das inovações no contexto brasileiro e estar atento às possíveis implicações para o campo da Saúde Pública.
Referências bibliográficas
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Aula 1 | Cenário Internacional
- MINISTRY OF EDUCATION, CULTURE AND SCIENCE (Netherlands). National plan open science. Rottherdam: Druk en Print, feb. 2017. 34 p. Disponível em: https://www.openscience.nl/files/openscience/2019-02/nationalplanopenscience_en.pdf.
Acesso 05 jun. 2021. - XAVIER, Paula, ALMEIDA, Bethânia, HENNING, Patricia. (coord.). Livro Verde - Ciência Aberta e dados abertos: mapeamento e análise de políticas, infraestruturas e estratégias em perspectiva nacional e internacional. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2017. 141 p. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/24117.
Acesso em: 05 jun. 2021. - XAVIER, Paula (coord.) et al. Sumário Executivo Livro Verde: ciência aberta e dados abertos: mapeamento e análise de políticas, infraestruturas e estratégias em perspectiva nacional e internacional. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2018. 11 p. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/26809.
Acesso em: 31 mai. 2021.
- MINISTRY OF EDUCATION, CULTURE AND SCIENCE (Netherlands). National plan open science. Rottherdam: Druk en Print, feb. 2017. 34 p. Disponível em: https://www.openscience.nl/files/openscience/2019-02/nationalplanopenscience_en.pdf.
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Aula 2 | Cenário Brasileiro
- BRASIL. Ministério da Saúde. Fundação Oswaldo Cruz. Portaria nº 382, de 31 de março de 2014. Política de Acesso Aberto ao conhecimento na Fiocruz. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/sites/portal.fiocruz.br/files/documentos/portaria_-_politica_de_acesso_aberto_ao_conhecimento_na_fiocruz.pdf.
Acesso em: 05 de jun. 2021. - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Grupo de Trabalho em Ciência Aberta. Termo de Referência Gestão e Abertura de Dados para Pesquisa. Rio de Janeiro: FIOCRUZ/Presidência, 2018. 15 p. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/26803.
Acesso em: 05 jun. 2021. - OPEN KNOWLEDGE BRASIL. Disponível em: https://br.okfn.org/.
Acesso em: 05 jun. 2021. - ORGANISATIONFOR ECONOMICCO—OPERATION AND DEVELOPMENT (OECD). Disponível em: http://www.oecd.org/brazil/.
Acesso em: 05jun. 2021. - EUROPEAN COMMISSION. Facilitate Open Science Training for European Research. Disponível em: https://cordis.europa.eu/project/id/612425.
Acesso em: 05 jun. 2021. - BRASIL. Decreto-lei nº 10.160, de 15 de setembro de 2011. Institui o Plano de Ação Nacional sobre Governo Aberto. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/dsn/dsn13117.htm.
Acesso em: 05 jun. 2021. - BRASIL. Decreto-lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011. Lei de Acesso à Informação. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm.
Acesso em: 05 jun. 2021. - BRASIL. Governo. Controladoria Geral da União (CGU). Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC). Disponível em: https://esic.cgu.gov.br/sistema/site/index.aspx.
Acesso em: 05 jun. 2021. - BRASIL. Governo. Portal Brasileiro de Dados Abertos. Disponível em: http://dados.gov.br/.
Acesso em: 05 jun. 2021. - BRASIL. Governo. Infraestrutura Nacional de Dados Abertos. Disponível em: https://www.gov.br/governodigital/pt-br/dados-abertos/infraestrutura-nacional-de-dados-abertos.
Acesso em: 05 jun. 2021. - OPEN GOVERNMENT PARTNERSHIP. Disponível em: https://www.opengovpartnership.org/.
Acesso em: 05 jun. 2021. - BRASIL. GOVERNO. 2º Plano de Ação Nacional sobre Governo Aberto. Disponível em: http://www.governoaberto.cgu.gov.br/central-de-conteudo/documentos/arquivos/2-plano-acao-brasil-2013-15.pdf.
Acesso em: 02 jun. 2021. - BRASIL. GOVERNO. 3º Plano de Ação Nacional sobre Governo Aberto. Disponível em: http://www.governoaberto.cgu.gov.br/noticias/2017/3o-plano-de-acao-nacional-na-parceria-para-governo-aberto/plano_port_web-3.pdf.
Acesso em: 05 jun. 2021. - ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (Brasil). Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. Disponível em: https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/.
Acesso em: 05 jun. 2021. - INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Manifesto de Acesso Aberto a Dados da Pesquisa Brasileira. Disponível em: https://ibict.br/sala-de-imprensa/noticias/item/478-ibict-lanca-manifesto-de-acesso-aberto-a-dados-da-pesquisa-brasileira-para-ciencia-cidada.
Acesso em: 05 jun. 2021. - REDE NACIONAL DE ENSINO E PESQUISA. Chamada para Grupo de Trabalho em Acesso Aberto a Dados de Pesquisa: GT-AADP. Disponível em: https://www.rnp.br/inovacao/editais/chamada-acesso-aberto-dados-pesquisa.
Acesso em: 05 jun. 2021. - REDE NACIONAL DE ENSINO E PESQUISA. Disponível em: https://www.rnp.br/.
Acesso em: 05 jun. 2021. - BRASIL. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Portaria nº 3, de 28 de março de 2012. Plataforma Aquarius. Disponível https://antigo.mctic.gov.br/mctic/opencms/legislacao/portarias/migracao/Portaria_SEXECMCTI_n_3_de_28032012.html?searchRef=plataforma%20aquarius&tipoBusca=expressaoExata.
Acesso em: 05 jun. 2021. - BRASIL. Ministério da Saúde. Sala de Apoio à Gestão Estratégica (SAGE). Disponível em: http://sage.saude.gov.br/.
Acesso em: 05 jun. 2021. - BRASIL. FUNDA. Plano de Dados Abertos da Fiocruz. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/documento/plano-de-dados-abertos-da-fiocruz.
Acesso em: 05 jun. 2021. - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Vice-Presidência em Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/FIOCRUZ). Grupo de Trabalho em Ciência Aberta da Fiocruz (GTCA). Fev. 2017. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/grupo-de-trabalho-sobre-ciencia-aberta.
Acesso em: 05 jun. 2021.
- BRASIL. Ministério da Saúde. Fundação Oswaldo Cruz. Portaria nº 382, de 31 de março de 2014. Política de Acesso Aberto ao conhecimento na Fiocruz. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/sites/portal.fiocruz.br/files/documentos/portaria_-_politica_de_acesso_aberto_ao_conhecimento_na_fiocruz.pdf.
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Aula 3 | Ciência Aberta e saúde: abertura de dados governamentais
- APPEL, André Luiz. e-Science e as atuais práticas de pesquisa científica, 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: https://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/872/1/Pesquisa_Andre_Appel_2014-06-26_final.pdf.
Acesso em: 31 mai.2021. - CONNELLY, Roxanne et al. The role of administrative data in the big data revolution in social science research. Social Science Research, v. 59, n. 1, p- 1-12, sep. 2016. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0049089X1630206X?via%3Dihub.
Acesso em: 1 jun. 2021. - GUANAES, Paulo Cezar Vieira (org.) et al. Marcos legais nacionais em face da abertura de dados para pesquisa em saúde: dados pessoais, sensíveis ou sigilosos e propriedade intelectual. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2018. 123 p. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/28838/4/Guanaes_Paulo_Org_Marcos_Legais_Presid%C3%AAncia_2018.pdf.
Acesso em: 1 jun.2021. - HARRON, Katie et al. Challenges in administrative data linkage for research. Big Data & Society, v. 4, n. 2, p. 1-12, jul./dec. 2017. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6187070/pdf/10.1177_2053951717745678.pdf.
Acesso em: 1 jun. 2021. - LEE, Lisa M. Ethics and subsequent use of electronic health record data. Journal of Biomdical Informatics, v. 71, p. 143-146, jul. 2017. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1532046417301211?via%3Dihub.
Acesso em: 1 jun. 2021. - RASELLA, Davide et al. Effect of a conditional cash transfer programme on childhood mortality: a nationwide analysis of Brazilian municipalities. Lancet, v. 382, n. 9886, p. 57-64 jul. DOI: https://10.1016/S0140-6736(13)60715-1. Disponível em: https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(13)60715-1/fulltext.
Acesso em: 1 jun. 2021. - SILVA, Márcia Elizabeth Marinho da. Linkage de bases de dados identificadas em saúde: consentimento, privacidade e segurança da informação. 2012. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: http://www.posgraduacao.iesc.ufrj.br/media/tese/1363187343.pdf.
Acesso em: 1 jun. 2021. - PARLAMENTO EUROPEU. CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA. Regulamento nº 679, 27 de abril de 2016. Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados. Disponível em: https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/PDF/?uri=CELEX:32016R0679.
Acesso em: 06 jun. 2021. - WRIGHT, Melanie. Using Administrative Data In Research: learning from the Public Dialogues. UK: Administrative Data Research Network. jul. 2014. Disponível em: https://esrc.ukri.org/files/research/administrative-data-taskforce-adt/using-administrative-data-in-research-learning-from-the-public-dialogues-melanie-wright/target_blank.
Acesso em: 06 jun. 2021.
- APPEL, André Luiz. e-Science e as atuais práticas de pesquisa científica, 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: https://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/872/1/Pesquisa_Andre_Appel_2014-06-26_final.pdf.
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Aula 4 | Os obstáculos que a Ciência Aberta pretende mitigar
- LESSIG, Lawrence. Cultura livre: como a mídia usa a tecnologia e a legislação para barrar a criação cultural e controlar a criatividade. Tradução: CARDOSO FILHO, Rodolfo S. et al. São Paulo: Trama, 2005. 336 p. Disponível em: https://www.academia.edu/26581572/CULTURA_LIVRE_Como_a_Grande_M%C3%ADdia_Usa_a_Tecnologia_e_a_Lei_Para_Bloquear_a_Cultura_e_Controlar_a_Criatividade.
Acesso em: 06 jun. 2021. - OPEN KNOWLEDGE FOUNDATION. Open definition. Disponível em: https://opendefinition.org.
Acesso: 06 jun. 2021. - OPEN KNOWLEDGE FOUNDATION. Open Science Working Group. Jan. 2014. Disponível em: https://ru.okfn.org/wg/openscience/?lang=en.
Acesso em: 06 jun. 2021.
- LESSIG, Lawrence. Cultura livre: como a mídia usa a tecnologia e a legislação para barrar a criação cultural e controlar a criatividade. Tradução: CARDOSO FILHO, Rodolfo S. et al. São Paulo: Trama, 2005. 336 p. Disponível em: https://www.academia.edu/26581572/CULTURA_LIVRE_Como_a_Grande_M%C3%ADdia_Usa_a_Tecnologia_e_a_Lei_Para_Bloquear_a_Cultura_e_Controlar_a_Criatividade.
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Aula 5 | Uma Ciência Aberta, várias expectativas
- ZIEGLER, Maria Fernanda. SciELO anuncia adoção de preprint em 2018. Agência FAPESP, São Paulo, 19 dez. 2017. Disponível em: https://agencia.fapesp.br/scielo-anuncia-adocao-de-ipreprint-i-em-2018/26896/.
Acesso em: 06 jun. 2021. - BAKER, Monya. Is there a reproducibility crisis?. Nature, v. 533, p. 452-454, may 2016. Disponível em: https://www.nature.com/polopoly_fs/1.19970!/menu/main/topColumns/topLeftColumn/pdf/533452a.pdf.
Acesso em: 06 jun. 2021. - BRADLEY, Jean-Claude. Open Notebook Science. Drexel CoAS E-Learning, Philadelphia, 26 sep. 2006. Disponível em: https://drexel-coas-elearning.blogspot.com/2006/09/open-notebook-science.html.
Acesso em: 06 jun. 2021. - CALLON, Michel; RABEHARISOA, Vololona. Research “in the wild” and the shaping of new social identities. Technology in Society, v. 25, n. 2, p. 193–204, 2003. DOI: https://doi.org/10.1016/S0160-791X(03)00021-6. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0160791X03000216.
Acesso em: 06 jun 2021. - CASATI, Fabio, GIUNCHIGLIA, Fausto; MARCHESE, Maurizio. Liquid Publications: scientific Publications meet the Web. Technical Report DIT-07-073, dec. 2007. Disponível em: https://core.ac.uk/reader/150081940.
Acesso em: 06 jun. 2021. - EUROPEAN COMISSION. Open innovation, open science, open to the world: a vision for Europe. 2016. Disponível em: https://ec.europa.eu/digital-single-market/en/news/open-innovation-open-science-open-world-vision-europe.
Acesso em: 06 jun. 2021. - HARNAD, Stevan. Scholarly Skywriting and the Prepublication Continuum of Scientific Inquiry. Psychological Science, v. 1, n. 6, p. 342 – 344, nov. 1990. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1467-9280.1990.tb00234.x. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1111/j.1467-9280.1990.tb00234.x.
Acesso em: 06 jun. 2021. - INICIATIVA brasileira de reprodutibilidade. Disponível em: https://www.reprodutibilidade.bio.br/.
Acesso em: 06 jun. 2021. - LATOUR, Bruno. Ciência em ação: como seguir cientistas e engenheiros sociedade a fora. Tradução: Ivone C. Benedetti. 2. ed. São Paulo: UNESP, 2011. 422 p. Disponível em: https://www.amazon.com.br/Ci%C3%AAncia-em-a%C3%A7%C3%A3o-Bruno-Latour/dp/8539301903.
Acesso em: 06 jun. 2021. - PHILLIPS, Tina et al. Interactive User’s Guide for Evaluating Learning Outcomes in Citizen Science. Ithaca: Cornell Lab of Ornithology, 2014. Disponível em: https://citizenscience.org/wp-content/uploads/2018/01/UsersGuide_Interactive_Final.pdf.
Acesso em: 06 jun. 2021. - SHAPIN, Steven; SCHAFFER, Simon. Leviathan and the air-pump: Hobbes, Boyle and the experimental life. Princeton: Princeton University Press, 2017. 448 p. Disponível em: https://press.princeton.edu/books/paperback/9780691178165/leviathan-and-the-air-pump.
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- ZIEGLER, Maria Fernanda. SciELO anuncia adoção de preprint em 2018. Agência FAPESP, São Paulo, 19 dez. 2017. Disponível em: https://agencia.fapesp.br/scielo-anuncia-adocao-de-ipreprint-i-em-2018/26896/.
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Aula 6 | Visões críticas da Ciência Aberta
- MIROWSKI, Philip. The future(s) of open science. Social Studies of Science, v. 48, n. 2, p. 171–203, 2018. DOI: 10.1177/0306312718772086. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/0306312718772086.
Acesso em: 06 jun.2021. - POSADA, Alejandro; CHEN, George. Inequality in Knowledge Production: The Integration of Academic Infrastructure by Big Publishers. ELPUB 2018, jun. 2018, Toronto, Canada. Disponível em: https://hal.archives-ouvertes.fr/hal-01816707/document.
Acesso em: 07 jun. 2021. - SANTOS, Boaventura de Sousa. Beyond abyssal thinking: from global lines to ecologies of knowledge. New York: Binghamton University, 2007. 66 p. Disponível em: https://ces.uc.pt/bss/documentos/AbyssalThinking.pdf.
Acesso em: 07 jun. 2021. - SCHOLZ, Trebor. Cooperativismo de plataforma: contestando a economia do compartilhamento corporativa. Tradução: Rafael A. F. Zanatta. São Paulo: Fundação Rosa Luxemburgo: Elefante: Autonomia Literária, 2016. 96 p. Disponível em: https://rosalux.org.br/wp-content/uploads/2017/03/cooperativismo-de-plataforma_web_simples.pdf.
Acesso em: 07 jun. 2021. - TAYLOR, Linnet. What is data justice? the case for connecting digital rights and freedoms globally. Big Data & Society, p. 1-14, jul./dec. 2017: 1–14. DOI: 10.1177/2053951717736335. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/2053951717736335.
Acesso em: 07 jun. 2021. - VISVANATHAN, Shiv. The search for cognitive justice. Disponível em: http://www.india-seminar.com/2009/597/597_shiv_visvanathan.htm.
Acesso em: 07 jun. 2021.
- MIROWSKI, Philip. The future(s) of open science. Social Studies of Science, v. 48, n. 2, p. 171–203, 2018. DOI: 10.1177/0306312718772086. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/0306312718772086.
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Aula 7 | Qual Ciência Aberta precisamos?
- RED DE CIENCIA ABIERTA Y COLABORATIVA PARA EL DESARROLLO (OCSDNet). Manifiesto de Ciencia Abierta y colaborativa: hacia una ciencia abierta inclusiva por el bienestar social y ambiental. 2017. Disponível em: https://ocsdnet.org/wp-content/uploads/2015/04/Manifesto-Infographic-Spanish-1.pdf.
Acesso em: 07 jun. 2021.
- RED DE CIENCIA ABIERTA Y COLABORATIVA PARA EL DESARROLLO (OCSDNet). Manifiesto de Ciencia Abierta y colaborativa: hacia una ciencia abierta inclusiva por el bienestar social y ambiental. 2017. Disponível em: https://ocsdnet.org/wp-content/uploads/2015/04/Manifesto-Infographic-Spanish-1.pdf.
Créditos
Ministério da Saúde
- Luiz Henrique Mandetta
Ministro
Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação
- Marcos Pontes
Ministro
Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz
- Nísia Trindade Lima
Presidente
Vice-Presidência Ensino, Informação e Comunicação (VPEIC)
- Cristiani Machado
Vice-Presidente
Coordenação de Informação e Comunicação
- Paula Xavier dos Santos
Coordenadora
Campus Virtual Fiocruz
- Ana Cristina da Matta Furniel
Coordenadora
Escola Corporativa Fiocruz
- Carla Xavier dos Santos Kaufmann
Diretora
Universidade do Minho
- Eloy Rodrigues
Diretor dos Serviços de Documentação
Coordenadores acadêmicos
- Eloy Rodrigues – Universidade do Minho
- Paula Xavier dos Santos – Fiocruz
Coordenadores de produção
- Ana Cristina da Matta Furniel – Campus Virtual Fiocruz
- Carla Xavier dos Santos Kaufmann – Escola Corporativa Fiocruz
Designers Educacionais
- Ana Paula Bernardo Mendonça – Campus Virtual Fiocruz
- Maria Luiza Panza Bruno – Escola Corporativa Fiocruz
Conteudistas:
- Aula 1 | Cenário Internacional
Anne Clinio & Paula Xavier - Aula 2 | Cenário Brasileiro
Flavia Tavares Silva Elias, Gabriela Oliveira & Marcia Luz da Motta – Gerência Regional de Brasília / Fiocruz; Anne Clinio & Vanessa Arruda - Aula 3 | Ciência Aberta e saúde: abertura de dados governamentais
Bethânia Almeida, & Fiocruz Bahia/Grupo de Trabalho em Ciência Aberta - Aula 4 | Os obstáculos que a Ciência Aberta pretende mitigar,
Aula 5 | Uma Ciência Aberta, várias expectativas,
Aula 6 | Visões críticas da Ciência Aberta,
Aula 7 | Qual Ciência Aberta precisamos?
Anne Clinio
Designer de Interface:
- Luciana Nunes
Apoio Técnico:
- Eduardo Xavier da Silva (Campus Virtual Fiocruz)