Módulo 3 | Aula 1 A Literacia para a Saúde no cotidiano da Atenção Primária à Saúde
Considerações finais
Chegamos ao final da primeira aula deste módulo, no qual você refletiu que:
- O nível de LS de uma pessoa influi diretamente na mudança ou não do seu modo de viver. Obter níveis mais elevados de LS contribui para que a pessoa lide com a doença e também promova a sua própria saúde como um ator ativo, protagonista de sua história de vida saudável. O aumento do nível de LS está relacionado ao amadurecimento interno de cada pessoa, como também aos diferentes fatores culturais, socioeconômicos, étnico-raciais, emocionais, entre outros.
- O espaço da Atenção Primária à Saúde é a porta de entrada da população aos serviços de saúde e com isso nela deve ser estimulada a realização de atividades para promoção da saúde que contribuam para o aumento da LS, tendo como base os determinantes sociais de saúde.
- O trabalho interdisciplinar da equipe de saúde comprometida e a participação dos/as usuários/as enquanto corresponsáveis no cuidado individual e coletivo propiciam mudanças na cultura organizacional, ampliação de ações e a reorganização dos sistemas locais de saúde. É necessário a articulação dos diferentes atores que compõem a sociedade e a mobilização de recursos políticos, humanos e financeiros que extrapolam o âmbito da saúde.
- A Promoção da LS requer respeito aos diversos cenários do cotidiano das pessoas e possibilitar o acesso do usuário à informação para que possam fazer escolhas mais conscientes, gerir e investir em suas opções. O trabalho da equipe de saúde é envolvê-lo nas ações de saúde, autocuidado e autogestão; oferecer subsídios em linguagem acessível e apoiar suas escolhas e comportamentos que promovam saúde.