Módulo 1 | Aula 3 Literacia para a Saúde: concepção e perspectivas para promover saúde

Tópico 4

Considerações finais

Chegamos ao final da terceira aula deste módulo na qual você viu que:

  • A Literacia para a Saúde pode ser compreendida como um conjunto de habilidades e competências cognitivas e sociais apreendidas e desenvolvidas pelas pessoas ao longo da vida e que as capacita para aceder, compreender e apreender informações e conhecimentos em saúde e utilizá-los para subsidiar a tomada de decisões em saúde.
  • Para a ampliação dos níveis de LS faz-se necessário que as pessoas, para além de terem acesso a informações e aos conhecimentos, os interpretem e compreendam, criando soluções que lhes permitam ter comportamentos mais saudáveis, visão ampla e analítica da sociedade por meio de atitudes propositivas e autônomas, capacitação individual e desenvolvimento de novas habilidades e competências voltadas à participação social.
  • No contexto da equipe de saúde, a LS exige uma atitude contínua de apropriação do conhecimento, identificação das demandas e necessidades da população daquele território, ampliação das capacidades analítico-críticas, interpretativas ou desenvolvimento de capacidades e potencialidades para o planejamento de projetos e ações no cotidiano da APS.
  • A LS pode influenciar positivamente nas condições socioeconômicas, políticas, culturais e, particularmente, no estado de saúde das pessoas e comunidades, fomentando a autonomia, participação social e empoderamento dos usuários dos serviços de saúde e da comunidade.
  • A ampliação dos níveis de LS da pessoa/população pode contribuir para a melhoria da promoção à saúde, do autocuidado em saúde e do uso de novas tecnologias de informação e comunicação em saúde, considerando a necessidade de atenção integral à saúde, as características e as especificidades de cada área do saber.