Módulo 1 | Aula 2 Reflexões sobre a salutogênese no contexto da Atenção Primária à Saúde

Introdução

Nesta aula, vamos abordar a salutogênese, ou paradigma salutogênico, visando determinar as eventuais relações com os tipos de gestão de situações causadoras de estresse, para promover uma discussão no âmbito das relações que se estabelecem no cotidiano dos usuários dos serviços de saúde, dos profissionais de saúde da APS e da população em geral, de modo a permitir que sejam elucidadas outras possibilidades de potencialização da promoção da saúde no Brasil.

Fonte: Fiocruz
Objetivos

Ao final desta aula você será capaz de:

  • Compreender o paradigma salutogênico de saúde.
  • Identificar a relação entre os determinantes sociais de saúde, estresse e tensão contínua.
  • Reconhecer a importância dos profissionais da saúde que atuam na APS como essenciais para a atenção primária salutogênica.
Para escutar...

Ouça abaixo o audio selecionado:

Olá, tudo bem?

Você já parou para pensar sobre qual é o maior desafio da promoção da saúde?

Bom, o desafio é buscar meios na saúde que nos permitam tornar a vida uma experiência compreensível, sob controle e com sentido. Isso, mesmo diante das situações mais desfavoráveis e estressantes. É o que chamamos de senso de coerência.

Você já ouviu falar nesse termo?

O senso de coerência influencia o significado de saúde, segundo a salutogênese ou paradigma salutogênico, proposto por Antonovsky.

Este autor aprofundou os estudos acerca das relações entre estressores, saúde e doença, de modo a compreender por que algumas pessoas conseguiam manter boa saúde física e mental mesmo em condição de forte estresse.

Quer saber mais? Então, eu convido você a refletir sobre a salutogênese no contexto da atenção primária à saúde.

Siga em frente e bons estudos!