Módulo 1 | Aula 2 Reflexões sobre a salutogênese no contexto da Atenção Primária à Saúde

Tópico 4

Considerações finais

Chegamos ao final da segunda aula deste módulo, onde você viu que:

  • O modelo salutogênico descreveu um conjunto de soluções para a promoção da saúde que foram: recursos materiais, intelectuais, apoio social, redes de sociabilidade, engajamento/investimento, continuidade, coesão, controle, desenvolvimento cultural, religião e filosofia.
  • O paradigma salutogênico apresenta um conjunto estável de respostas às grandes questões da vida e uma atitude de orientação de promoção da saúde e modos de vida saudáveis. Nesta direção pode ser avaliada a capacidade de domínio das incoerências e dos acontecimentos de vida dos usuários do sistema de saúde.
  • Um indivíduo com um SCO alto pode mostrar-se menos atingido comportamental/emocional, psicológica e psicossomaticamente pelos efeitos dos estressores do cotidiano e até mesmo de uma doença crônica.
  • O modelo salutogênico demanda um determinante específico para a saúde que é o SCO, um construto que se revela promissor quanto à sua capacidade de orientar os profissionais da saúde e uma possibilidade para construir novas perspectivas para a assistência à saúde na APS.