Tópico 3
Plano Nacional de Vacinação
Por que priorizar a vacinação dos indígenas vivendo em terras indígenas?
Os povos indígenas representam um grupo especialmente vulnerável à Covid‑19 por diversos fatores que já impactavam negativamente em suas condições de vida e situação de saúde.
A maior vulnerabilidade dos povos indígenas à Covid‑19 e outras doenças transmissíveis se devem às desigualdades socioeconômicas historicamente determinadas, bem como barreiras no acesso à saúde, sobretudo quanto às longas distâncias e obstáculos de caráter logístico, especialmente aos centros de atenção à saúde de alta complexidade. A velocidade de transmissão do SARS-CoV-2 (vírus causador da Covid‑19) e das demais doenças transmissíveis pode ser muito mais elevada em contextos de comunidades geograficamente isoladas e de hábitos coletivos. Estas são importantes justificativas para que o planejamento da imunização priorize os povos indígenas.
No caso dos segmentos dos indígenas que vivem em territórios tradicionais, quase sempre caracterizados por difícil acesso a serviços e recursos, as condições de vulnerabilidade guardam relação histórica, refletidas nos indicadores epidemiológicos e qualidade de vida. Conforme mencionado, há parcela expressiva da população que vive em terras não homologadas e em localidades urbanas, em contextos nos quais se destacam vulnerabilidades socioeconômicas.
Um conjunto de fatores, como o isolamento geográfico, dificuldades de acesso aos serviços de saúde, rotatividade de equipes de saúde, dentre outros, fazem com que os indígenas apresentem indicadores de saúde menos favoráveis em comparação com o restante da população.
Além disso, as doenças infecciosas e transmissíveis são as que têm maior expressão entre os indígenas, principalmente nas faixas de idade mais jovens, incluindo menores de um ano. As ameaças e falta de proteção dos territórios indígenas também corroboram para o maior risco de transmissão de doenças e piora nas suas condições de vida, particularmente graves para os povos isolados e de recente contato.