Plano de contingência
Para aprender com quem vive, na prática, o dia a dia da sala de vacina, veja o vídeo onde a entrevistada, Jane Francis Rodrigues Vilaça Aguiar destaca situações no dia a dia da sala de vacina que demanda um plano de contingência.
Quanto ao plano de contingência, prepare-se para os seguintes casos:
Quando o equipamento de refrigeração deixar de funcionar por quaisquer motivos
O equipamento deverá ficar fechado quando houver interrupção de fornecimento de energia, ou falha do equipamento, e a temperatura interna deverá ser monitorada.
Se a temperatura estiver próxima da máxima permitida para a vacina em questão, proceda imediatamente a transferência dos imunobiológicos para outro equipamento refrigerado ou para caixa térmica com a temperatura recomendada.
Em caso de imunobiológico que apresentam desvio de qualidade
Deve-se comunicar a ocorrência ao responsável técnico pelo serviço de imunização. É preciso preencher o formulário de avaliação de vacinas sob suspeita e encaminhar para a Coordenação Municipal de Imunização (verifique o fluxo no seu município).
Após a notificação, aguarde a resposta com orientações sobre a conduta a ser adotada. Atente para produtos que estejam em condições adequadas, em seguida separe daqueles sob suspeita e armazene, se necessário, em outra unidade de saúde.
Manual de Rede de Frio
Para saber mais sobre rede de frio acesse o Manual de Rede de Frio do Programa Nacional de Imunizações.