Curso 1

Vacinação Covid‑19:
Protocolos e Procedimentos Técnicos

Módulo 1

Tópico 1

O que são vacinas?

Uma vacina é uma preparação biológica que, ao ser aplicada, estimula o organismo a produzir anticorpos e/ou células de defesa que protegem a pessoa vacinada contra doenças infecciosas, em geral causadas por vírus ou por bactérias.

Atualmente, existem numerosas vacinas que são adotadas pelos países para a prevenção de uma série de doenças. Essas doenças são chamadas imunopreveníveis, ou seja, que podem ser evitadas por um processo de resposta imune induzido pela vacinação.

As vacinas podem ser produzidas a partir de diferentes técnicas. Em geral, envolvem a preparação de uma solução que tem por base o agente causador da doença (vírus ou bactéria) que se quer evitar. Esse patógeno pode estar inativado, atenuado ou modificado em laboratórios (pode ser usada parte dele). Novas técnicas de biologia molecular permitem, ainda, o uso de informações genéticas para simular o patógeno. Com isso, a vacina administrada desperta no organismo uma resposta imunológica por meio da produção de anticorpos específicos e/ou de estímulo a células de defesa. No caso de contato futuro com o patógeno, essas células de defesa serão capazes de reconhecê-lo e contê-lo, impedindo o desenvolvimento da doença.

Existem vacinas que protegem contra uma doença única, como a vacina contra a poliomielite, e vacinas múltiplas ou combinadas, que protegem contra mais de uma doença, como é o caso da vacina tríplice viral e da pentavalente.

A forma de administração também pode variar - por via oral (VOP) ou injetáveis (VIP).

Qual a importância das vacinas

  • Reduzir a incidencia de doenças imunopreveníveis.
  • Evitar/reduzir a morbimortalidade.
  • Reduzir casos graves e óbitos.
  • Promover a proteção coletiva.

Quando somos expostos à uma infecção, o sistema imunológico aciona uma série de respostas para neutralizar os patógenos e limitar seus efeitos nocivos. Quando nos vacinamos, ativamos a “memória” do sistema imunológico. As vacinas são, portanto, uma das principais tecnologias disponíveis para a prevenção de doenças infecciosas. Além de sua importância para a proteção da saúde das pessoas que são vacinadas, as vacinas também são relevantes por gerarem uma proteção coletiva. Quando aplicadas em larga escala, em uma grande parte da população – ou seja, quando se consegue alcançar uma alta cobertura vacinal da população que precisa ser imunizada -, as vacinas permitem conter a transmissão de doenças infecciosas, impactando positivamente na saúde de daqueles que não serão vacinados, uma vez que passam a estar protegidos indiretamente.

imagem de blocos A-Z
O que é cobertura vacinal


Cobertura vacinal é a proporção da população alvo vacinada com determinada vacina em relação ao total da população alvo que deveria ser vacinada em determinado local e tempo