Módulo 3 | Aula 2
Abaixo estão as principais mensagens de orientação sobre a eficácia da PrEP que devem ser abordadas com os(as) usuários(as) da PrEP.
Eficácia
Quando tomada conforme prescrito, a PrEP é altamente eficaz na prevenção do HIV, a uma taxa de 99%.
Adesão
Para aqueles que estão na modalidade de PrEP oral diária, pode ser mais fácil tomar PrEP todos os dias se criar o hábito de vincular a algo que a pessoa já faz diariamente e tomar sempre no mesmo horário.
Tempo necessário para estar protegido
I- Mulheres cisgênero, pessoas trans ou não binárias designadas como sexo feminino ao nascer, e qualquer pessoa em uso de hormônio a base de estradiol, que iniciem o uso de PrEP oral diária, devem tomar o medicamento por pelo menos 7 (sete) dias para atingir níveis de proteção ideais. Antes dos sete dias iniciais de introdução da PrEP, medidas adicionais de prevenção devem ser adotadas.
II- Homens cisgênero, pessoas não binárias designadas como do sexo masculino ao nascer, e travestis e mulheres transexuais - que não estejam em uso de hormônios à base de estradiol - e que iniciem a PrEP, seja ela diária ou sob demanda, devem tomar uma dose de 2 (dois) comprimidos de TDF/FTC de 2 a 24 horas antes da relação sexual para alcançar níveis protetores do medicamento no organismo para relações sexuais anais.
Suspender a PrEP
I- Mulheres cisgênero, pessoas trans ou não binárias designadas como sexo feminino ao nascer podem parar de usar a PrEP se não estiverem mais em risco de infecção pelo HIV, embora devam continuar a tomar a PrEP por 7 dias após sua última possível exposição de risco ao HIV.
II- Homens cisgênero, pessoas não binárias designadas como do sexo masculino ao nascer, e travestis e mulheres transexuais - que não estejam em uso de hormônios à base de estradiol podem interromper a PrEP após tomar duas doses diárias de um único comprimido 24 e 48 horas após a última relação sexual com potencial risco à infecção pelo HIV.
Álcool e outras drogas
Não há interações entre a PrEP e o uso de álcool e outras drogas. No entanto, vale reforçar que o uso de álcool e outras drogas recreativas (inclusive no contexto do chemsex, que é a prática sexual sob a influência de drogas psicoativas, como metanfetaminas, GHB, MDMA, cocaína, poppers, com a finalidade de melhorar ou facilitar as experiências sexuais) não reduzem a eficácia da PrEP, mas podem prejudicar a adesão ao uso do medicamento.
Ausência de proteção quanto às IST
Embora a PrEP proteja contra HIV, não previne as outras IST. Indivíduos elegíveis para PrEP podem estar sob risco para aquisição de outras infecções sexualmente transmissíveis (IST), uma vez que essas infecções compartilham as mesmas vias de transmissão do HIV. É necessário adotar métodos adicionais de prevenção contra as IST. No entanto, a pessoa em PrEP realiza acompanhamento regular de sua saúde, com testagem, monitoramento e tratamento, quando indicado, também para outras IST. Ressalta-se que a investigação e o tratamento das IST não devem ser impeditivos para o início da PrEP.
Ausência do efeito anticoncepcional
O uso de PrEP não previne gravidez. A PrEP não afeta a eficácia dos contraceptivos e repositores hormonais, assim como os contraceptivos e repositores hormonais não afetam a eficácia da PrEP.
Informe ao(à) usuário(a) que, quando utilizado de acordo com a prescrição, a PrEP oral, tomada diariamente ou sob demanda, é altamente eficaz, para prevenir a infecção por HIV, em aproximadamente 99%.
Vale informar também que a PrEP pode ser ingerida com ou sem alimentos.
Exemplos de lembretes para tomar a PrEP oral todos os dias para as doses diárias prescritas:
Tome a PrEP todas as noites, antes de dormir.
Tome a PrEP todas as manhãs, após escovar os dentes.
Se esquecer de tomar o comprimido, tome-o assim que lembrar, no mesmo dia.
E não esqueça de informar ao(à) usuário(a) sobre a quantidade mínima para eficácia:
Estudos de eficácia de PrEP oral demonstraram que para evitar infecção pelo HIV em uso de PrEP oral diária, deve-se tomar uma quantidade mínima de comprimidos por semana para estar protegido, como segue:
Vale ressaltar que a orientação deve ser para a tomada dos comprimidos todos os dias.
Álcool e outras drogas:
Qual a eficácia da PrEP caso o usuário faça uso de álcool ou outras drogas?
Não há interações entre a PrEP e o uso de álcool ou outras drogas. A PrEP mantém a eficácia para prevenir o HIV sempre que tomada conforme a prescrição. O uso de álcool e outras drogas não reduzem a eficácia da PrEP, mas podem prejudicar a adesão ao uso do medicamento.
IST
Fazendo uso de PrEP estou protegido contra outras IST?
Não, a PrEP protege contra o HIV, mas não previne as outras IST. O usuário deve ser orientado sobre o uso de preservativos. Apesar de não prevenir contra outras IST, os usuários de PrEP realizam avaliação e exames regulares para essas outras infecções. A investigação e o tratamento das IST não devem ser impeditivos para o início da PrEP.
Efeito anticoncepcional
Fazendo uso de PrEP estou protegido da gravidez?
Não, a PrEP não previne gravidez, e seu uso não diminui a eficácia dos anticoncepcionais e vice-versa, anticoncepcionais não reduzem a eficácia da PrEP.