Módulo 4 | Aula 3 Programas de saúde e o protagonismo dos Agentes Indígenas na garantia da atenção diferenciada

Tópico 6

Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A e de Ferro

As deficiências de ferro e de vitamina A são problemas que ocorrem no Brasil desde os primeiros estudos da década de 1970 e permanecem até hoje, assim como outras deficiências de micronutrientes.

Para tentar controlar estes problemas e principalmente prevenir essas carências, em 2005, alguns Programas de suplementação infantil foram implementados.

O Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A foi criado pela Portaria nº. 729, de 13 de maio de 2005, com o objetivo de reduzir e controlar a deficiência nutricional de vitamina A em crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade.

Em 2012, com a ação do Programa Brasil Carinhoso, ocorreu a expansão para todos os municípios integrantes do Plano Brasil Sem Miséria em diversas regiões brasileiras, incluindo todos os 34 DSEIs (BRASIL, 2014).

O Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A consiste no fornecimento de cápsulas gelatinosas em duas dosagens:

Cápsulas amarelas
Cápsula Amarela

100.000 Unidades Internacionais (UI)

Cápsulas vermelhas
Cápsula Vermelha

200.000 Unidades Internacionais (UI)

OBS: Ambas são compostas de vitamina A na forma líquida, diluída em óleo de soja e acrescida de vitamina E.

(BRASIL, 2005a;2013c)

O Quadro 1 mostra como deveria ser a dosagem e a forma de suplementação da vitamina A em todo o país.

Tabela com o título: “Esquema de suplementação de Vitamina A”. A tabela possui duas linhas e três colunas. As células possuem bordas na cor laranja. A linha adicional, do cabeçalho da tabela, possui fundo na cor laranja e texto na cor branca. Abaixo da tabela, há um quadro na cor amarela, contendo três círculos de fundo branco, alinhados pelo eixo central horizontal.
Abaixo de cada círculo há uma pequena descrição. No primeiro círculo há a imagem de um frasco de remédios. O segundo círculo contém a imagem de cápsulas de medicamentos na cor vermelha. O terceiro e último círculo contém a imagem de cápsulas de medicamentos na cor amarela.
Fonte: Ministério da Saúde
Para assistir...

Programa Nacional de Suplementação da Vitamina A

Para saber mais sobre o Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A, assista ao vídeo: Programa Nacional de Suplementação da Vitamina A (Tempo: 3:42)

Fonte: Youtube

Programa Nacional de Suplementação de Ferro

Logotipo do Programa Nacional de Suplementação de Ferro.
Programa Nacional de Suplementação de Ferro

A anemia ferropriva é, historicamente, um grave problema de saúde pública no Brasil, pois apresenta altas prevalências e tem relação direta com o desenvolvimento das crianças, principalmente as menores de 2 anos, o que pode ocasionar um déficit cognitivo, no crescimento e desenvolvimento neuropsicomotor e comprometimento do sistema imunológico.

Com o objetivo de enfrentar essa situação, o SUS possui desde 2005, o Programa Nacional de Suplementação de Ferro, que consiste na suplementação de ferro em doses profiláticas (ou seja, para prevenir a anemia), iniciando-se aos 6 meses de vida até completar 2 anos, com 1 mg de ferro elementar por kg de peso, diariamente. As gestantes também devem receber o suplemento de ferro diariamente até o final da gestação com 40 mg de ferro elementar e 400 μg de ácido fólico.

A fortificação de alimentos é outra estratégia adotada pelo governo federal para a profilaxia (prevenção) da anemia. Para isso, foram adicionados os micronutrientes em pó nos alimentos preparados para as crianças e a fortificação obrigatória das farinhas de trigo e milho com ferro e ácido fólico (BRASIL, 2002b).

A simples suplementação com este mineral pode prevenir a anemia, auxiliando, junto a outras medidas, a reduzir a mortalidade infantil, melhorar a parte cognitiva das crianças, melhorando o aprendizado, contribuindo para o crescimento da estatura e, consequentemente, para o desenvolvimento.

Tabela com o título: “Esquema de suplementação profilática de sulfato ferroso para crianças e gestantes”. A tabela possui três linhas e três colunas. As células possuem bordas na cor laranja. A linha adicional do cabeçalho da tabela possui fundo na cor laranja e texto na cor branca.
Para refletir...

Na sua comunidade, crianças de 6 meses até 2 anos recebem o suplemento de ferro? Como a equipe de saúde se organiza e distribui esse suplemento? Caso não estejam recebendo, por que isso está acontecendo? E as gestantes têm recebido os suplementos de ferro?

Material complementar

Para saber mais sobre o Programa Nacional de Suplementação de Ferro, acesse:

Para refletir...

Na sua região, os profissionais de saúde estão sendo preparados para trabalharem em contexto interétnico?

No seu território existe acesso à água potável, tão essencial para a garantia de saúde e redução da mortalidade infantil?

No seu território existe acesso ao serviço de saúde, como médicos, exames, medicamentos, equipe de enfermagem?

Os programas de saúde, como o de suplementação de ferro e vitamina A, estão chegando nos seus territórios?

Para os conselheiros:

Você está tendo acesso aos dados da sua região? Esses dados estão sendo divulgados?

Vocês já discutiram essas questões nas reuniões de conselhos locais e distritais de saúde indígena?