Módulo 2 | Aula 1 A construção do SasiSUS: a luta pela saúde diferenciada

Tópico 3

1500 - Invasão do território pelos portugueses

São poucos os relatos sobre os povos originários e seus modos de vida antes da invasão dos portugueses ao Brasil, em 1500.

Neste território, moravam milhões de pessoas, pertencentes a diversos povos que construíam seu modo de vida e suas práticas de cura. Para os europeus, os indígenas foram fundamentais nos cuidados dos doentes e na apresentação da fauna e da flora, utilizadas nos tratamentos de doenças.

Darcy Ribeiro, sociólogo, antropólogo, defensor da causa indígena, relatava em seus livros que os portugueses chegavam doentes ao Brasil, dependendo dos cuidados dos povos indígenas, passando para eles diversas doenças infecciosas, como varíola, gripe, sarampo, tuberculose, dentre outras.

Com objetivo de ocupar o território e utilizar os indígenas como mão de obra para a produção econômica, a relação que o governo colonial e o império tiveram com os povos originários foi de muita violência, expulsando-os de suas terras.

Em muitos momentos, a disseminação de doenças entre os indígenas foi intencional, para facilitar a invasão de suas terras. Doenças, que eram novas nos territórios indígenas, resultaram em muitas mortes causando o genocídio de muitos povos. Assim, historicamente, os povos indígenas tiveram que enfrentar essas novas doenças, principalmente, com suas práticas de cuidado.

Durante a Colônia e o Império, as ações da Coroa e da Igreja Católica com os padres jesuítas se resumiram na catequização e utilização de mão de obra escrava indígena. Havia também o interesse em formar alianças e parcerias com alguns grupos indígenas para defesa do território.

Para assistir...

GUERRAS DO BRASIL.DOC - Ep. 1: As guerras da conquista:

O documentário “Guerras do Brasil” conta a relação do governo brasileiro com os povos indígenas.

You Tube. MPABrasil

Para refletir...

Você conhece a história dos primeiros contatos com os não indígenas em seu território?

Quais impactos a história do contato com os não indígenas trouxe para o seu povo, principalmente para a saúde no seu território?

Destacamos aqui um trecho do relato da liderança Kayapó que vive no estado de Mato Grosso e quando criança vivenciou a chegada dos não indígenas em seu território:

format_quote

"Nós não tinha TB [tuberculose], nós não tinha sarampo, não tinha gripe, isso nós não tinha. Diarreia de vez em quando tinha, porque o pessoal, eles comiam comida diferente aí dava diarreia, mas ele sabia tratar. Agora, essas doenças que o homem branco levou, não tinha. Nós não tinha o que é TB, sarampo, gripe. Gripe é muito ruim pra nós indígenas, morria muitos indígenas por causa da gripe. Depois do contato, se eles pegavam gripe, morriam muitos indígenas. Ficava doente mesmo, pegava pneumonia, morria porque não tem remédio né. "

(Relato da Liderança Kayapó/MT adaptado do texto de VIEIRA, 2019, p.78)